Image Map

CF: Lovely Hate (tooadverse)

fanfiction-justin-bieber-lovely-hate-1991384,300520141713.png


Classificação: 16 anos
Gêneros: Ação, Aventura, Crossover, Drama (Tragédia), Romance e Novela
Avisos: Álcool, Drogas, Insinuação de sexo, Nudez, Sexo, Tortura
Categorias: Demi Lovato, Justin Bieber
Personagens: Demi Lovato, Jeremy Bieber, Justin Bieber
Capítulos: 20 (36.356 palavras) | Terminada: sim
Iniciado em 30/05/2014 17:12 | Atualizado há 3 dias às 22:17


Aparência (capa e sinopse), valor: 2,0 pontos
Capa: Eu não gostei muito da sua capa. Os efeitos não estão legais, são quase imperceptíveis; o nome da fanfic está pequeno e mal destacado; precisei me esforçar muito para conseguir  ler a frase, e os créditos e nome da autora estão mal encaixados. Não achei um design bonito e bem feito, por isso sugiro que encomende outra capa.


Nota adquirida: 0,4


Sinopse: eu sou exigente demais com sinopses, porém isso é apenas porque a considero algo importantíssimo, é o que faz a pessoa decidir se sua fanfic vale a pena ou não ser lida. Sua sinopse não é ruim, mas também não é assim tão boa. Ela peca em alguns sentidos, é pequena e não me deixou tão curiosa sobre o enredo. Sem contar que logo na primeira linha, há um minúsculo erro, falta uma letra num determinado trecho. Observe:


“Ela desafia tudo e todos, ela não te medo.”


Primeiramente, acho que essa parte ficaria melhor se você adicionasse o artigo “a” antes da palavra “tudo” e logo após a conjunção aditiva “e”. E logo a seguir, repare que falta a letra “m” para completar palavra “tem” e, como consequência, a frase fica sem sentido. Veja como eu reescreveria essa sentença:


Ela desafia a tudo e a todos, ela não tem medo.


Sim, este é um erro bem pequeno, mas pesa bastante quando é cometido logo na sinopse. Eu quando leio uma sinopse em que encontro erros, mesmo que bem pequenos, já espero uma escrita repleta deles também. Por isso, sugiro que revise sua sinopse, reveja se é preciso acrescentar ou alterar algo para que deixe o leitor morrendo para abrir o primeiro capítulo.


Nota adquirida: 0,7


Ortografia, valor; 4,0 pontos
Você tem uma ótima escrita, notei pouquíssimos erros ao longos dos capítulos que li e isso sempre me deixa muito contente. No capítulo um, encontrei apenas um erro. Veja:


“Quero mostrar a Jeremy que nós somos muito melhor que ele e seus playboys.”


Observe que você comete um erro de concordância na frase, pois a palavra “melhor” está completando o sentido de “nós somos”, logo deveria também estar no plural. Sendo assim, corrigida, a sentença ficaria desta forma:


Quero mostrar a Jeremy que nós somos muito melhores que ele e seus playboys.”


Eu notei que você, em muitos momentos, não usa a crase quando deveria usar. Peguei um exemplo do capítulo 3 para representar, veja:


“Enquanto eu estava tentando achar uma roupa para ir a tal boate que Justin está em mente...”

Tenho duas observações a fazer sobre essa sentença, a primeira é sobre a crase. Observe que sublinhei o “a”, pois este necessita ser craseado. A segunda observação é sobre a palavra “está” não combinar muito, ao meu ver, com o contexto da frase. Deixou a oração um pouco confusa, veja com eu a reescreveria:


Enquanto eu estava tentando achar uma roupa para ir à tal boate que Justin tinha em mente…


Há apenas mais duas coisas que eu gostaria de comentar:


Uso do hífen no lugar do travessão
O hífen (-) possuí várias funções na língua portuguesa e indicar fala não é uma delas. Algumas pessoas acham que não há problemas em substituir o travessão (―) pelo hífen, mas acontece que está errado. Por isso, sugiro que passe a usá-los em seus capítulos.


Repetição de palavras
Você tem uma escrita muito boa, de verdade, mas algo que às vezes incomoda um pouco é a repetição de palavras. Por isso quero dar um dica: quando perceber que já usou uma palavra recentemente, tente substituí-la por um sinônimo. Assim o texto não fica repetitivo e acaba dando mais gosto de ler, além de ampliar seu vocabulário.


Fora os que citei acima, não achei mais nenhum erro durante os cinco capítulos que li. Em nenhum momento você cometeu erros graves ou escreveu palavras erradas e isso em deixou muito feliz. Sei que já disse, mas vale a pena repetir: você tem uma ótima escrita.


Nota adquirida: 3,4


Enredo, valor: 3,0 pontos
Fanfics criminais realmente não são novidade para ninguém, há milhares delas por todo o Social Spirit, porém a sua me chamou atenção. Mesmo tendo muitas partes clichês, o que eu gostei é que quem é a “fodona” da história é a Danny, não o Justin. Não vou dizer que nunca li nada parecido, mas eu gostei do jeito que você aborda o tema. É uma trama rodeada de mistérios, ação, você deixa tudo nos lugares certos e eu gostei muito da sua fanfic (e olha que não suporto fanfics criminais).


Eu já disse muitas vezes, mas sempre gosto de repetir: não me importo nem um pouco em ler fanfics clichês desde que sejam bem escritas e tenham os temas bem abordados. Pelos cinco capítulos que li, a sua parece ter ambos. Então o que tenho a dizer é que eu gostei muito da sua história.


Nota adquirida: 2,5


Crítica final, valor: 1,0 ponto
Eu não tenho muito o que dizer, gostei bastante de quase tudo em sua fanfic. Apenas sugiro que troque sua capa e revise a sinopse, pois talvez ela precise de alguns complementos. Depois de aconselhar que passe a usar o travessão nos diálogos (mesmo que dê trabalho mudar todos os capítulos), não há mais o que dizer. Você está se saindo bem, tem uma boa escrita e um tema bem bordado. Então, só me resta dar parabéns.


Nota adquirida: 0,9


Nota final: 7,9


Peço desculpas caso fiz com que se sentisse ofendida ou algo do tipo em quaisquer momentos ao longo da crítica, não foi essa minha intenção. Estou aqui apenas para te ajudar e espero que aceite bem a crítica, beijos e não se esqueça de comentar <3




Um comentário:

  1. Muito obrigada pela critica, eu realmente sei dos meus constantes erros de repetição (tipo: Ela, ela, ela...) e é algo que já estou trabalhando. Sobre o travessão: algumas vezes ele não sai e acaba parecendo um hífen!
    Foi muito construtiva, gostei bastante.

    ResponderExcluir