Image Map

CF: Tudo que você NÃO deve fazer (~WhatsUpBitch)

fanfiction-ashley-benson-tudo-que-voce-nao-deve-fazer-1996771,090820142142.jpg


Classificação: 18 anos
Gêneros: Aventura, Colegial, Crossover, Drama (Tragédia), Escolar, Festa, Romance e Novela, Suspense, Violência
Avisos: Adultério, Álcool, Bissexualidade, Drogas, Estupro, Heterossexualidade,Homossexualidade, Insinuação de sexo, Linguagem Imprópria, Nudez, Sexo,Spoilers, Suicídio, Tortura, Violência
Categorias: Ashley Benson, Daniel Radcliffe, Jake Bugg, Justin Bieber, Kaya Scodelario,Nicholas Hoult, Selena Gomez, Taissa Farmiga, Taylor Momsen, Tom Felton
Personagens: Personagens Originais
Tags: Drama, Drogas, Internato, Problemas Familiares, Skins
Capítulos: 15 (11.040 palavras)  |  Terminada: não
Iniciado em 31/05/2014 22:12  |  Atualizado em 11/09/2014 18:19


Aparência (capa e sinopse), valor: 2,0 pontos
Capa: sua capa não está ruim, é um design com cinco personagens e sempre mais difícil de fazer. Só achei as cores um pouco apagadas e não gostei desse “efeito bolhas” em cima do título. Fora isso não há o que dizer, pois como eu já disse, designs com muitos personagens são bem difíceis de fazer e principalmente fazer com que todas as fotos se combinem.


Nota adquirida: 0,7


Sinopse: primeira coisa que eu tenho que dizer urgentemente: retire os créditos da sinopse e aquele aviso na última linha, por favor. Isso realmente “sujou” a sinopse, mesmo ela sendo boa e bem escrita. Eu gostei muito da sinopse, e os únicos problemas com ela são alguns pontos finais que foram colocados onde não deveriam. Fora isso a sinopse é explicativa, bem escrita e possui uma ótima estrutura. Meu único pedido é: retire as duas últimas linhas, você não precisa (e não deve) explicitar a designer que desenvolveu sua sinopse, muito menos dizer que mudou alguns capítulos, deixe os avisos para as notas finais e iniciais.


Nota adquirida: 0,8


Ortografia, valor: 4,0 pontos
Bem, você pediu uma crítica sincera e sobre tudo da fic (capítulos, diálogos e etc.) e eu tentarei atender às suas expectativas. Para começar, eu gostaria de falar da sua escrita e ortografia, que precisam de uma significativa melhora. Não estou dizendo que você escreve mal, mas sim que precisa evoluir em muitos aspectos. Eu não sou do tipo que apenas aponta o que está errado ou que apenas elogia a fanfic, eu gosto de dar sugestões, dicas e realmente ajudar a autora, não apenas criticar. Por isso não meço esforços para realmente fazer algo construtivo e esse é o motivo de minhas críticas realmente saírem um pouco grandes demais.
Eu separei alguns tópicos sobre os quais eu realmente preciso alertá-la no quesito ortográfico.


Falta de separação entre a pontuação e as palavras
Algo que eu notei e que se repete ao longo de todos os capítulos que li, é que você não separa nenhuma pontuação das palavras posteriores, isso está errado. Note quando eu escrevo e há a necessidade de acrescentar qualquer tipo de pontuação, seja ela vírgula, ponto final, de exclamação ou interrogação, reticências e qualquer outro tipo, é necessário que haja um espaço. Pegarei alguns exemplos em que você comete esse erros, observe:


“Acordei amaldiçoando todos os despertadores do mundo,mas mesmo assim tive que me levantar pois infelizmente o dia iria ser longo...Meu primeiro dia em um internato(leia-se infernato)!!”


"Quer dizer,a Ali quase se mata e onde tava minha mãe?Fazendo "hora extra"com o chefe.OK,talvez eu seja incompreensível e não que enxergue que também está sendo difícil pra minha mãe depois do divórcio."


Você não inseriu um espaço entre as pontuações e as palavras em nenhum caso, isso é errado. Repare que no segundo exemplo há “que” demais, acabou soando errado e confuso: “e não que enxergue que também...” ao meu ver, isso também poderia ser alterado. Veja como as frases ficariam, corrigidas:


Acordei amaldiçoando todos os despertadores do mundo, mas mesmo assim tive que me levantar, pois infelizmente o dia iria ser longo… Meu primeiro dia em um internato (lê-se infernato)!


Quer dizer, a Ali quase se mata e onde estava minha mãe? Fazendo "hora extra" com o chefe. OK, talvez eu seja incompreensível e não enxergue que também está sendo difícil pra minha mãe depois do divórcio.


Eu adicionei os espaços necessários e retirei um “que” no segundo exemplo; retirei um ponto de exclamação que estava sobrando no primeiro exemplo, pois não se usa várias exclamações para dar mais “intensidade”, está errado, fazemos isso apenas em conversas informais em redes sociais. Outra coisa que modifiquei foi o “tava”, que é uma forma abreviada de “estava”. Esse é um erro bastante incômodo e que, pelo menos até onde eu li, está presente em todos os capítulos, então sugiro que arrume isso.


Erros nas palavras
Eu notei que você às vezes se confunde e acaba errando e escrevendo as palavras de uma maneira incorreta, algumas vezes trocando a conjugação de verbos, outras escrevendo equivocadamente algo inexistente. Darei alguns exemplos:


"Afinal ninguém se importa como você realmente se senti"


"(...) até pareci que se importam"


Emfim finjo que agora,depois do surto...”


No primeiro caso você se confundiu com os tempos verbais. O correto para o caso, ao invés de “senti”, que é uma conjugação do verbo “sentir” em primeira pessoa do pretérito perfeito, seria “sente”, conjugado na terceira pessoa do presente do indicativo. Esse monte de nomes e tempos verbais com certeza deve ter dado um nó em sua cabeça, mas explicando de um modo mais simples: muita gente comete o erro de escrever de acordo com a pronúncia, e isso no português não é  algo sábio, pois algumas palavras são escritas de um jeito e pronunciadas de outro. Mesmo tendo um som mais parecido com “senti”, o correto para o primeiro caso seria “sente”, pois é a conjugação correta do verbo.


No segundo caso é a mesma coisa, você troca “parece” por “pareci”.


Já no terceiro caso, você escreve uma palavra de forma errada. Mesmo eu achando que foi um erro de digitação, não posso deixar de falar que “Emfim” não existe. Só se usa “m” em casos onde consoantes se encontram, sejam em sílabas separadas ou não, antes de “p” e “b”. É uma regra bem básica e que quase todos sabem e, mesmo achando que você também sabe disso e que aquele erro talvez seja um problema de digitação, não posso deixar de falar sobre o assunto.


Uso do hífen no lugar do travessão
Esse é um erro muito comum, porém bastante incômodo, que está presente em muitas, repito, muitas fanfics por aí. O que acontece é que o hífen (-) não é usado para indicar falas de personagens em diálogos, esta é uma das funções do travessão (—). Muita gente não usa a pontuação correta por alegar não haver travessão no teclado, mas há dois jeitos relativamente simples para que não haja mais esse tipo de problema. No primeiro jeito, basta ir até o Microsoft Office Word (aconselho que não escreva direto seus capítulos no Social Spirit, e sim no Word), procure logo em cima onde há as opções de edição do seu texto pela ala “Inserir”, depois de encontrar, vá em “símbolos”, procure pelo travessão e fim. Outro jeito (também mais simples) é apenas digitar a palavra “Travessão” no Google e copiar e colar em seu texto.


Você pediu uma crítica sincera sobre tudo na fanfic, então há algumas sugestões que eu gostaria de dar. Dos quinze capítulos que sua história tem, eu li 5 e há algumas coisas que gostaria de dizer sobre eles: são muitos pequenos. Eu, particularmente, gosto de capítulos grandes, com conteúdos e acontecimentos, mas o maior capítulo da sua fanfic tem 1,497 palavras. E, em minha opinião, parte dessas pouquíssimas palavras se dá pela falta de detalhes em sua escrita. Não há detalhe nenhum de absolutamente nada e isso acaba desvalorizando sua ortografia. Não há aprofundação nos sentimentos e pensamentos de cada personagens, sugiro de tente modificar isso. Escrever logo após ler um livro que goste sempre funciona pra mim, ajuda a se inspirar e você acabe se espelhando no modo de escrita  autor para escrever seus textos próprios.


Atendendo a seu pedido de fazer uma avaliação de tudo, até dos diálogos, quero dizer que eles também são muito rasos. Há apenas as falas, não há descrição sobre como o personagens falou, em que tom, se estava fazendo algum gesto ou sentindo alguma emoção. Isso, ao meu ver, é algo bem depreciativo e empobreceu seus diálogos, pois como eu já disse antes a falta de detalhes e profundidade acaba desvalorizando a escrita.


Outra coisa que eu preciso comentar é sobre abreviações. Durante os capítulos que li, notei que você abreviou algumas palavras, escrevendo, por exemplo, “ñ”. Pelo amor de Deus, por favor, nunca mais faça isso de novo. Quando se escreve uma fanfic, linguagem cybernética não deve ser incluída. Não use gírias (a não ser que falar de tal modo seja uma característica de um personagem), não abrevie nenhuma palavra, nunca.


Você não é uma escritora ruim, porém precisa evoluir bastante em certos quesitos como detalhes e profundidade, que quase não têm em sua fanfic e abreviações. Sugiro também que passe a escrever seu capítulos no Word, pois além de alertá-la sobre a maiorias dos erros, também corrige alguns sozinho.


Nota adquirida: 2,0


Enredo, valor: 3,0 pontos
Eu achei interessante sua ideia de história, porém não achei que foi tão bem abordada. São vários personagens e você tenta abordar suas diferentes perspectivas, mas achei que você acabou se perdendo um pouco no meio do caminho, o que consequentemente deixou a trama um pouco sem nexo, sem finalidade e muito vaga. Cada capítulo que li foi com um personagem diferente narrando e isso me deixou confusa, pois mesmo achando legal essa ideia de apontar diferentes pontos de vista, acho que isso deveria ter sido feito de uma maneira mais organizada e trabalhada.
O enredo não é nada novo, vários adolescentes com seus problemas e estilos diferentes convivendo juntos num internato. Repito: a ideia de mostrar cada um deles de modo particular é boa, contudo acho que poderia ser melhorar trabalhada.


Nota adquirida: 1,7


Crítica final, valor: 1,0 ponto
É perceptível que você precisa de uma evolução em certos aspectos, mas como você deixou claro nas notas finais, é sua primeira fanfic. O começo é sempre difícil, com o tempo as coisas melhoram, mas não se resolvem. É preciso que você se esforce para fazer um história bem feita e procure saber mais sobre coisas do português se quiser uma história bem sucedida. Há ainda um longo caminho a ser percorrido, mas não tome esse crítica como um banho de água fria em seus planos, e sim como um obstáculo a ser vencido e superado. Escrever bem, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas ter um “dom”, mas sim o estudo e o esforço em sempre buscar melhorar e aprender.


Nota adquirida: 0,6


Nota final: 5,8


Peço desculpas caso fiz com que se sentisse ofendida ou algo do tipo, não foi essa minha intenção. Estou aqui apenas para te ajudar e espero que aceite bem a crítica, beijos e não se esqueça de comentar <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário