Primeiramente, gostaria de me desculpar pela demora em seu pedido. A designer que estava com ele, Carolis, teve alguns problemas graves e precisou se ausentar e seu pedido veio para mim anteontem. Tentei realizá-lo o mais rápido possível e aqui está sua Crítica, amor. Pode ter certeza que tal demora não se repetirá caso decida fazer pedidos posteriores a este aqui no blog.
Classificação: 18 anos
Gêneros: Crossover, Drama (Tragédia), Família, Festa, Fluffy, Poesias, Romance e Novela, Violência
Avisos: Adultério, Álcool, Drogas, Incesto, Insinuação de sexo, Linguagem Imprópria, Nudez, Sexo, Violência
Categorias: Justin Bieber, Shailene Woodley
Personagens: Justin Bieber, Personagens Originais
Tags: Drama, Incesto, Romance
Capítulos: 5 (9.201 palavras) | Terminada: não
Aparência (capa e sinopse), valor: 2,0 pontos (1,0 para cada)
Capa: eu até que gostei da sua capa, apenas não achei que a foto dos dois se combinaram no design. A frase também poderia estar maior, já que tive de me esforçar bastante para lê-la. A capa está bem simples, mas não achei um simples feio ou mal feito, gostei dela.
Nota adquirida: 0,7
Sinopse: bem, parte da última frase da sua sinopse está boa, mas todo resto nem tanto. Sua sinopse não contém erros ortográficos, mas está recheada de erros de pontuação; há pontos finais e vírgulas sobrando ali, mas esse não é o maior problema. Você já deixou claro, apenas com a sinopse, que sua fanfic será parecida demais com as outras e, além disso, deu muitas informações. Ao meu ver, sinopses devem deixar o leitor curioso sobre a história e a sua não fez isso. Ela poderia ser mais aprofundada, quem sabe até mesmo mais misteriosa e menos informativa.
Nota adquirida: 0,6
Ortografia, valor: 4,0 pontos
Você tem uma escrita boa, mas que dispõe de alguns erros.Eu li todos os 5 capítulos de sua fanfic e queria apenas chamar sua atenção para alguns erros e dar algumas dicas. Começarei pegando um exemplo do capítulo 1, que expressa, em minha opinião, os erros mais comuns contidos em sua ortografia. Observe:
― Estava contando aos seus pais, como vai seu estado ― Sara, minha atual medica, olhou brevemente para meus pais e abaixou a cabeça suspirando. ― Os remédios que você vem tomando, ao invés de drenar o sangue em sua cabeça, e sair do seu organismo. Não estão fazendo isso.”
Há várias coisas nesse trecho, e que se repetem ao longo de todos os capítulos, que quero observar:
Excesso de vírgulas e pontos finais desnecessários.
Eu notei que você abusa das vírgulas e dos pontos finais, por isso achei importante falar sobre o assunto. Primeiramente, a vírgula depois da palavra de “pais” no trecho acima está definitivamente sobrando. Eu retiraria também a vírgula após a palavra “cabeça”, ela não é necessária sendo que já há a conjunção aditiva “e” ali.
O mesmo acontece com os pontos finais. O ponto logo após a palavra “organismo” não deveria existir. O período ainda não tinha terminado e você quebrou a conexão entra as palavras adicionando um ponto que não deveria estar ali. Há regras também para o uso do ponto final e, como ocorre com a vírgula, não podemos escolher quando há e quando não, portanto sugiro que tome cuidado com isso.
Um de seus maiores problemas com certeza é a pontuação, principalmente com os pontos finais e vírgulas. Nós aprendemos (pelo menos eu aprendi) que a vírgula é usada para indicar pausa. Lembro de quando a professora lá no primário dizia “prestem atenção em como vocês falam, quando tiver pausa, usem vírgula”. Mas não é bem assim. Há regras gramaticais para seu uso e se sairmos por aí distribuindo vírgulas sem consciência do que estamos fazendo, acabamos cometendo erros e equívocos. Não é como se simplesmente pudéssemos escolher onde colocar vírgulas e onde não. Essa é a parte mais chata do português para mim, sugiro que você procure saber mais sobre vírgulas e pontos, há vários sites que ajudam e muito nessa compreensão.
Falta de acentos nas palavras
Outra coisa que também se repete bastante é a falta de acentuação em certas palavras. No trecho acima, você escreve “medica” ao invés de “médica” e isso altera o conceito da palavra, pois medica é o ato de medicar e médica, a profissional da saúde. Por isso acentos são são importantes, seu acréscimo ou sua falta podem alterar o sentido das palavras.
Falta de concordância
A última coisa sobre o trecho que quero falar é sobre a concordância. Observe esta parte: “Os remédios que você vem tomando, ao invés de drenar o sangue em sua cabeça, e sair do seu organismo. Não estão fazendo isso.” Note como os verbos não estão em concordância com a sentença “Os remédios”, pois estão no singular quando deveriam estar no plural.
Vou reescrever todo o trecho corrigindo todos os erros, veja como ficará:
― Estava contando aos seus pais como vai seu estado ― Sara, minha atual médica, olhou brevemente para meus pais e abaixou a cabeça suspirando. ― Os remédios que você vem tomando, ao invés de drenarem o sangue em sua cabeça e saírem do seu organismo, não estão fazendo isso.
Observe que além de corrigir os erros de concordância e falta de acento, eu retirei todas as vírgulas desnecessárias e o ponto final também, colocando em seu lugar uma vírgula.
Há apenas mais duas coisas que gostaria de comentar. Estas não estão presentes no trecho acima, mas são erros à parte e que precisam ser revistos. Observe esses emxemplos:
“Deixei de ser uma pessoa normal a anos”
“Quando sua alto estima…”
No primeiro exemplo, o uso de “a” está errado. O correto seria o emprego de “há”.
Já no segundo, você comete um erro ao escrever “alto estima”, tal expressão não existe. A forma correta de escrevê-la é autoestima.
Sendo assim, corrigidas, as sentenças ficariam desta maneira:
Deixei de ser uma pessoa normal há anos.
Quando sua autoestima…
Eu achei que você tem uma boa escrita, apenas precisa tomar cuidado com os erros que citei acima e com a repetição excessiva de palavras. Acho que seu modo de escrever tem a dose certa de detalhes e não é assim tão rasa. Por você ter um modo bom de desenvolver a escrita, acho que talvez precisa apenas de uma Beta Header para corrigir os errinhos dos capítulos.
Nota adquirida: 3,0
Enredo, valor: 3,0 pontos
Bem, sua sinopse me deixou bastante desanimada quanto ao enredo de sua fanfic, pois ela dá a entender que a personagem odeia o Justin, depois passa a amá-lo e eles têm o mesmo sangue. Isso, confesso, me deixou pensando que seria apenas uma fanfic incesto como tantas que já vi por aí.
Mas eu me surpreendi com a história, admito. A personagem principal ter uma doença terminal também não é um novo tema, mas achei que isso deu um diferencial e saiu um pouco desse ideal de incesto previsível e chato que lê-se as pencas por aí.
Convenhamos que sua história não é assim tão original, mas que é bem interessante isso ela é. Eu gostei do jeito que você aborda o enredo, mesmo que às vezes dê uma escorregada e acabe deixando as coisas rápidas demais e sem explicações tão eficientes. Como no capítulo cinco onde o Justin beijou a Tracy, sendo que no capítulo anterior disse que odiava a mesma.
Eu gostei da sua história, principalmente porque eu não tenho problema nenhum com um bom e velho clichê desde que ele seja bem escrito e, claro, bem abordado. Acho que você fez um bom trabalho, mesmo que às vezes a história caia um pouco para o lado previsível. Só peço que tome cuidado com isso.
Nota adquirida: 2,5
Crítica final, valor: 1,0 ponto
Você tem uma boa escrita, precisa apenas se atentar aos erros que foram mencionados acima. Outra coisa que acaba desvalorizando um pouco sua ortografia é a repetição de palavras, tente substituir as que já foram usadas recentemente em seu texto por sinônimos. Sobre o enredo, só tenho a dizer para que tente se diferenciar ao máximo das milhares de fanfics de incesto que lotam o Social Spirit; tente não deixar sua história cair para o lado previsível e sem graça. Deixe as coisas acontecerem devagar e não as apresse, tudo tem seu tempo. Não há nada pior do que dois personagens se envolvendo sem os fundamentos necessários para isso, pois acaba desgastando a história e o leitor fica, digamos, decepcionado. Principalmente quando já adivinha o fim da fanfic logo no meio da mesma.
Nota adquirida: 0,8
Nota final: 7,6
Peço desculpas caso fiz com que se sentisse ofendida ou algo do tipo, não foi essa minha intenção. Estou aqui apenas para te ajudar e espero que aceite bem a crítica, beijos e não se esqueça de comentar <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário