Image Map

CF: Path Of No Return (AngelDallas)



Classificação: 18 anos
Gêneros: Ação, Crossover, Drama (Tragédia), Fantasia, Festa, Romance e Novela,Shoujo (Romântico), Sobrenatural, Violência
Avisos: Álcool, Bissexualidade, Drogas, Heterossexualidade, Insinuação de sexo,Linguagem Imprópria, Mutilação, Nudez, Sexo, Tortura, Violência
Categorias: Alexandra Daddario, Justin Bieber, Magcon
Personagens: Aaron Carpenter, Cameron Dallas, Carter Reynolds, Drew Chadwick, Harry Styles,Hayes Grier, Jack Gilinski, Jack Johnson, Justin Bieber, Keaton Stromberg, Liam Payne, Louis Tomlinson, Matthew Espinosa, Nash Grier, Niall Horan, Shawn Mendes, Taylor Caniff, Zayn Malik
Capítulos: 9 (22.753 palavras) | Terminada: não
Iniciado em 26/05/2014 23:32 | Atualizado em 02/09/2014 23:30

Aparência (capa e sinopse), valor: 2,0 pontos (um ponto cada)
Capa: bem, eu até que gostei da sua capa, mesmo achando que as fotos ficaram um pouco desiguais. A Alexandra está no meio e mais destacada que os outros personagens no DS, o que acabou deixando-os meio espremidos nos cantos. Fora isso eu gostei bastante. Amei o fato de as letras não estarem completamente em preto e branco também, o que acabou acendendo um pouco a capa. Gostei das fontes, do styles e o toque dourado. É um design simples e bonito.

Nota adquirida (somente capa): 0,7

Sinopse: sua sinopse está muito boa, não há erros nela e isso sempre me deixa contente. Ela diz o que o leitor precisa saber sobre o enredo e ao mesmo tempo acaba nos deixando um pouco curiosos para abrir o primeiro capítulo. Sua sinopse dispõe de uma linguagem simples, porém bem estruturada e eu gostei bastante dela.

Nota adquirida (somente sinopse): 1,0

Ortografia, valor: 4,0 pontos
Sua ortografia é boa, há erros, porém estes não são assim tão frequentes. Eu separei alguns tópicos sobre os quais gostaria de destacar, foram os erros que mais apareceram ao longo dos capítulos que li e queria chamar atenção para eles.

Uso equivocado do à:
Eu observei muitos casos onde você emprega o a craseado (à) indevidamente. Logo no capítulo 1, temos alguns exemplos:
“Eles já estavam lá, brigando, à muito mais de meia-hora.”
“para apenas provocar à Justin”

No primeiro trecho, você deveria substituir o “à” por “Há”. Para que não haja dúvidas, explicarei quando se usa cada um.

Usa-se há:
Quando o verbo haver aparece na frase como verbo impessoal, sem sujeito e com significado de existir. Exemplos:
Há várias crianças correndo pelo parque.
Há pastéis de queijo no forno.


Quando usamos expressões que se referem ao tempo passado, com sentido de tem ou faz.  Exemplos:
Há três minutos você ainda não tinha chegado.
Sou professora há 10 anos.

Usa-se à:

Quando usamos expressões que se referem ao lugar. Exemplos:
Vou à padaria e venho já.
Todos os alunos foram à praia depois das aulas.

Quando se refere ao objeto indireto ou a um complemento nominal.  Exemplos:

Eu disse à professora que não sabia a matéria.
Eu chegarei à sua casa à hora marcada.

OBS: só se usa o “à” antes de palavras femininas.

Sendo assim, corrigidas, as frases ficariam deste jeito:

“Eles já estavam lá, brigando, muito mais de meia hora.”
“para apenas provocar Justin”

Na segunda frase eu apenas retirei o à, pois nem mesmo um artigo normal e sem crase se encaixaria nela. O verbo provocar não exije preposição e nem artigo, então o retirei.
Você comete erros com o “á” e “à” ao longo da sua fanfic inteira, então sugiro que preste bastante atenção.

Palavras escritas de forma errada
Não foi tão comum assim encontrar palavras escritas erradas na fanfic, mas aconteceu e queria também chamar sua atenção pra isso. Observe esses exemplos que retirei do capítulo 1 da sua fanfic:
“Me maqueei rapidamente”
“Para não dormir soada”

O que acontece nesse dois casos é que há duas palavras erradas e são: “Maqueei” e “soada”. Observe como ficaria a frase corrigida:
Me maquiei rapidamente.
Para não dormir suada.

Falta de acento nas palavras
Muita gente não dá importância aso acentos, como se pudessem escolher colocá-los ou não. O caso é que a falta do acento pode mudar o significado de certas palavras e ele é importantíssimo. Observe alguns exemplos onde você não o colocou:

“mas ele não parecia ligar para nenhuma palavra que saia”
“e sai de casa”
“parecia que entrava por um ouvido e saia pelo outro.”

Em todos os casos, o conceito da palavra foi alterado. O exemplo do verbo “sair” é bem peculiar, pois a partir do momento em que você não colocou o acento, ele ao invés de ser conjugado no pretérito imperfeito do indicativo (saía), foi conjugado no presente do indicativo (saia), sem contar que também lembra a saia, peça de roupa. E no outro caso, ao invés de ser conjugado no pretérito perfeito do indicativo (saí), foi conjugado no presente do indicativo (sai). Mas enfim, você precisa ficar atenta aos acentos quanto aos verbos, pois eles mudam a conjugação e acaba se tornando errado para o contexto da frase.
Veja como ficaria as frases corrigidas:

mas ele não parecia ligar para nenhuma palavra que saía
e saí de casa
parecia que entrava por um ouvido e saía pelo outro.

Eu achei sua escrita boa, porém você não se aprofunda nem um pouco nos sentimentos do personagem, e para mim isso é algo a ser trabalhado. Sua escrita tem detalhes, porém são detalhes físicos, não emocionais e isso também precisa ser trabalhado em minha opinião.
Eu achei que você escreve bem, de verdade, mas a por sua escrita ser rasa e apenas descritiva acaba não sendo tão valorizada.
Não me leve a mal, a descrição dos fatos é muito importante, mas somente esse elemento não compõe uma escrita completa. É preciso que se ponha mais emoção nas palavras, diga como o personagem está se sentindo; o que está pensando e de que forma está pensando. Isso é muito importante pois, além de valorizar sua escrita, envolverá mais o leitor na história.

Nota adquirida: 2,9

Enredo, valor: 3,0 pontos
Me desculpe, mas eu não entendi bem o enredo da sua fanfic. Nas notas inciais do primeiro capítulo você disse que a fanfic é criminal, mas eu li até o capítulo 6 e realmente não achei nada a respeito disso (além de a mãe da Angel ser dona de boates, mas isso não é crime). O Justin é sempre um perfeito cavalheiro, com direito até a abrir portas de carro para a moça, e Cameron e Angel já namoraram antes e, até o capítulo que eu li, ele também não aparenta nenhum envolvimento com o crime. Eu sei que não li todos os nove capítulos, mas eu acho que já deveria haver ao menos um pequeno indício do que realmente se trata a fanfic já no seis. Ou talvez não, já que você pode estar planejando algo diferente para o futuro, mas eu realmente não entendi bem.
Mas enfim, sendo criminal ou não, infelizmente não achei nada de diferente das demais fanfics desse gênero. O enredo não me impressionou muito, porém você ainda pode fazê-lo grandioso se abusar da criatividade e originalidade a partir dos próximos capítulos.

Nota adquirida: 1,7

Crítica fina, valor: 1,0 ponto
Bem, como eu já disse antes você tem uma escrita boa, que é apenas rasa demais. Acho que escrever um capítulo logo após ler um livro que goste é uma boca dica pra melhorar a profundidade da sua escrita. Pelo menos funciona comigo. Sobre o enredo, sugiro que abuse da criatividade para torná-lo inovador e impedir que sua fanfic tenha uma desfecho previsível e clichê. Você pode fazer sua história ir longe.

Nota adquirida: 0,7
Nota final: 7,0

Nada do que eu disse tem como objetivo desmerecer seu esforço e trabalho, estou apenas tentando ajudar e espero que compreenda isso e aceite bem a crítica. Muito obrigada pela preferência, amor e não se esqueça de comentar o que achou <3



2 comentários:

  1. Jheni, meu Deus, eu não me arrependo nem um pouco de ter pedido preferencia por ti, sério!
    Bem, vamos lá:
    Sobre minha escrita: bem, muita gente já falou isso e eu venho tentando melhorar, juro que tento e até que estou progredindo bastante com isso. Acredite, a minha escrita era bem mais rasa do que isso...
    Bem, já o meu enredo, ele é meio... complicado, podemos dizer. Quando eu comecei a fazer essa fanfic, meu plano nunca foi deixá-la clichê. A maioria das fanfics criminais do Justin, ele é um cara manipulador, frio, calculista e que bate na personagem principal por qualquer coisinha. Meu plano, desde o começo, foi deixá-lo cavalheiro e romântico, apesar do mundo em que decidiu viver. Eu já tenho tudo planejado sobre como esse "segredo" de que ambos são criminosos será revelado.
    Isso não tem nada haver, mas, você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre Soul Rebel, certo? Well, eu simplesmente não suporto essa fanfic por ser MUITO clichê. Nada contra, lógico, mas eu não consigo gostar dela e não sei como foi parar em uma das mais famosas do SS...
    Jheni, querida, muito obrigada por esse "abre olhos" que você me deu. Eu realmente estava precisando dessas dicas e você me ajudou bastante <3 Eu estava cometendo erros sem nem perceber e isso me deixa meio... frustada!
    A minha nota até que não foi t-ã-o ruim assim. Eu realmente pensei que seria menos '-'
    Obrigada novamente, Jheni, eu não me arrependo mesmo de ter pedido preferência por ti <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que não se arrependeu, amor <3 Então é um segredo? Agora entendi. Fiuquei feliz demais lendo seu comentário e de nada <3

      Excluir