Classificação: 18 anos
Gêneros: Colegial, Drama (Tragédia), Festa, Luta, Romance e Novela
Avisos: Álcool, Drogas, Incesto, Insinuação de sexo, Nudez, Sexo, Violência
Categorias: Justin Bieber
Tags: Desejo, Drama, Romance, Traição
Capítulos: 2 (2.474 palavras) | Terminada: não
Aparência (capa e sinopse), valor: 2,0 pontos (1,0 ponto cada)
Capa: bem, eu não fui tanto com a cara desse design. Não gostei dos efeitos, essa textura achei que não combinou e o style utilizado na palavra “Love” também não é dos mais bonitos. Eu sempre procuro ser bastante sincera quando estou fazendo uma crítica, mas é claro sem ser grossa ou ofender alguém, então preciso dizer que acho que você deveria mudar essa capa. É sempre importante ter uma boa aparência, e capa e sinopse são as responsáveis de fazer com que se interessem pela fanfic e assim tenham vontade de abrir o primeiro capítulo.
Nota adquirida: 0,4
Sinopse: sua sinopse não me chamou muito a atenção. Ela não me deixou curiosa sobre a fanfic e se parece com milhares de outras sinopses que eu já li por aí. Simples, repetitiva e explicativa. Vamos lá, sua fanfic fala sobre amor proibido, certo? Eu acho que talvez você, ao invés de apenas fazer uma sinopse simples e meramente explicativa, devesse fazer uma mais elaborada. Mais “filosofada”, quem sabe, mostrando uma escrita mais profunda. Mesmo havendo muitas outras fanfics com o tema parecido com o seu, se diferenciar na escrita logo na sinopse com certeza atrai leitores.
Eu encontrei um erro bem incômodo em sua sinopse e isso não é nada bom, pois a pessoa que leu já esperará uma escrita com erros. Veja onde errou:
“o seu jeito meigo o deixa exitado”
Você escreveu a palavra de forma errada, quando na verdade o correto seria “excitado”.
Sugiro que corrija isso e, quem sabe, tente se aprofundar mais nas palavras da sua sinopse. Tente dar uma diferenciada, talvez seja uma boa ideia escrevê-la em primeira pessoa neste caso, focando mais nos sentimentos e pensamentos dos personagens. É algo que pode fazer com que sua escrita se sobressaia e consequentemente deixar o leitor morrendo para abrir o primeiro capítulo.
Nota adquirida: 0,6
Ortografia, valor: 4,0 pontos
Eu achei muitos erros ao longo dos dois capítulos da sua fanfic. Logo no primeiro parágrafo do capítulo você comete esses erros:
“Acorda cedo é uma das piores coisas do mundo, isso sempre me deixa de mal humor.”
Bem, para começar há dois erros nessa frase. O primeiro é quando você escreve “acorda” ao invés de “acordar”, que seria o correto para a frase. Está faltando o “r” ao final, pois você está se referindo a acordar como verbo no infinitivo e não o conjugando em terceira pessoa.
O segundo erro é bem comum, você escreve “mal” no lugar de “mau”. Muita gente se confunde com isso, mas a diferença entre um e outro é bem simples e explicarei abaixo:
Mau: é um adjetivo; é o contrário de bom. Uma forma bem fácil de chegar a conclusão de usar “mau” ou “mal” é usando seu antônimo (contrário) no lugar. Mau é contrário de bom, já mal, contrário de bem. Exemplos:
Eduardo é um mau garoto. (Antônimo: bom garoto)
Ela está sempre de mau humor. (Antônimo: bom humor)
Mal: pode ser: advérbio de modo: usado como contrário de bem; substantivo: com sentido de doença, tristeza, desgraça, tragédia; conjunção temporal: com o sentido de quando. Exemplos:
Ele dirige muito mal. (advérbio)
Ela cantava mal. (advérbio)
Mal cheguei em casa, o telefone tocou (conjunção)
Mal me viu, começou a falar sobre o fato. (conjunção)
Seu mal não tem cura. (substantivo)
Deve-se evitar o mal. (substantivo)
Então, corrigia, a frase ficaria assim:
Acordar cedo é uma das piores coisas do mundo, isso sempre me deixa de mau humor.
Chamarei sua atenção para alguns erros muito incômodos que você comete ao longo dos capítulos:
Palavras escritas de forma errada
Eu notei que algumas vezes você escreve palavras de forma errada, como no caso de “exitado” em sua sinopse. Darei dois exemplos onde esses erros são cometidos, ambos no capítulo 1:
“Passei uma maquiagem básica e burrifei perfume”
“você vai dormi no coxão no chão.”
A palavra “burrufei” não existe, o correto seria “borrifei”.
Já no segundo caso, há dois erros (você escreveu “dormi” quando o correto seria “dormir”), mas o foco está sobre a palavra “coxão” que definitivamente não está correta para o contexto. Coxa é uma parte do corpo, como o exemplo: “ela tem um coxão” . A palavra correta a ser usada é: colchão.
Corrigidas, as frases ficariam assim:
Passei uma maquiagem básica e borrifei perfume
você vai dormir no colchão no chão.
Erros de digitação, palavras com letras faltando
Ao ler sua fanfic pude notar que você não revisa seus capítulos, pelo menos é o que parece. Eu notei vários casos onde há visíveis erros de digitação e letras (às vezes até mesmo palavras inteiras) faltando em certas frases. Observe esses dois casos:
“e nos fomo para a garagem”
“O caminho também foi com conversas, as vezes eu fala, mas eram poucas vezes.”
No primeiro caso, você simplesmente se esquece de pôr o “s” para completar a palavra “fomos”. Além disso, você também não acentua o pronome “nós”. Já no segundo, você “come” uma sílaba inteira e a palavra (que creio eu ser “falava”) fica incompleta.
Separação da pontuação e palavra anterior
Nunca se separa a pontuação da palavra que a antecede, e você sempre o faz. Observe esse exemplo:
“pediu pra nós ir lá !”
Sobre essa frase do segundo capítulo, há dois erros muito incômodos nela. O pronome nós
exige cunjugação em primeira pessoa do plural, e você conjugou o verbo “ir” em terceira pessoa do singular. Esse é um erro, ao meu ver, muito grave. A frase soa errada, sem concordância e isso incomoda bastante.
O segundo erro é o fato de haver um espaço entre “lá” e o ponto de exclamação. Nunca se separa qualquer tipo de pontuação da palavra, seja esta pontuação uma vírgula, ponto final ou pontos de exclamação e interrogação.
Corrigida a frase ficaria assim:
Pediu para nós irmos lá!
Uso do hífen no lugar do travessão
Usar o hífen para indicar fala entre os personagens está errado, pois ele possui uma função na língua portuguesa e indicar fala não é uma delas. Muita gente opta pelo hífen por ser “parecido” com o travessão e porque geralmente não há travessão no teclado. Uma solução simples para isso é ir até o Microsoft Office Word > Inserir > Símbolo > procure pelo travessão e pronto. Outro jeito (menos trabalhoso) é apenas digitar “travessão” no Google, copiar e colar em seu texto.
Aconselho que você procure uma beta (pessoa que corrige os capítulos de uma fanfic), pois há muitos erros em sua escrita. Sugiro que revise os capítulos para evitar aqueles errinhos incômodos de digitação. Seu modo de escrever precisa ser trabalhado, ele é rasa demais, sem emoção nenhuma e apenas expositivo. Quase não há detalhes, descrição dos fatos o aprofundação nos sentimentos dos personagens. Sua escrita precisa evoluir bastante. Me desculpe se soa cruel, mas eu realmente não estarei te ajudando ao dizer que algo está bom quando não está. Não estou dizendo isso para te desanimar ou coisas do tipo, minha intenção aqui é apenas ajudar.
Nota adquirida: 2,0
Enredo, valor: 3,0 pontos
Sua fanfic é de incesto e isso realmente não é um tema novo. Clichês não são problema para mim desde que sejam bem abordados e bem elaborados, mas infelizmente sua história me pareceu igual a todas as outras. O irmão do pai, que a sobrinha nunca conheceu, vai passar as férias com a família do irmão. Ele logo de cara acha a sobrinha gostosa e começa a dar em cima dela, seus pais viajam, eles ficam sozinhos e se evolvem. Sem contar que a personalidade da Barbara precisa ser definida. Eu li dois capítulos da história e não faço ideia de como ela é.
Não há absolutamente nada de inovador no enredo, por isso sugiro que abuse da criatividade e originalidade daqui para frente. Pense nos detalhes com calma e não torne o desfecho previsível demais. Não se esqueça de definir e marcar bem as personalidades dos personagens, pois você deixa muito a desejar nesse aspecto.
Nota adquirida: 1,5
Crítica final, valor: 1,0 ponto
Bem, é visível que você precisa evoluir em vários aspectos, mas encare isso como um desafio a ser vencido, não como um balde de água fria. Sua escrita precisa ser trabalhada, dar mais detalhes e se aprofundar nos sentimentos dos personagens é sempre bom. Sugiro que passe a escrever seus capítulos no Word e que procure uma Beta Header para corrigi-los. Passe a usar o travessão, tome muito cuidado com a ortografia e fiquei atenta quanto à previsibilidade de sua história. Sua fanfic pode ser diferenciada das demais, contudo para isso é necessário que siga as dicas que dei e abuse da sua originalidade.
Nota adquirida: 0,6
Nota final: 5,1
Peço desculpas caso fiz com que se sentisse ofendida ou algo do tipo, não foi essa minha intenção. Estou aqui apenas para te ajudar e espero que aceite bem a crítica. Muito obrigada pela preferência, beijos e não se esqueça de comentar <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário