Olá, babys! Bom, eu e a Jheni, aqui do RD, estamos com um novo projeto, já usado por alguns blogs, de ajuda para escritoras. Mas essa ajuda não consistirá apenas em dicas para o enredo e etc., chamei a Jheni para me ajudar na parte da gramática, e não me arrependo nem um pouco. Espero que gostem do projeto, e se quiserem deixar alguma tema para as próximas dicas, é só comentar aí embaixo c:
DICAS PARA O ENREDO
(quando o personagem principal é famoso)
1- Seja original. Isso vale para qualquer categoria, qualquer tipo de fanfic. Fanfics com o clichê chatinho de sempre, irão afastar os leitores, porque como nós já sabemos o que geralmente acontece, como é previsível, não vamos querer ler tal fanfic. Seja original. Eu já parei de ler tanta fic porque elas eram clichês, que nem consigo contar. Apesar de eu gostar muito de fanfics clichês, prefiro as que me fazem ter gosto em ler, porém a maioria não tem isso, e acredito que muitos de vocês concordam comigo.
2- Não misture as coisas. Se o seu personagem principal (PP) é famoso, não faça, em hipótese alguma, ele se tornar um mafioso, ou algo que envolva o crime, do nada. E se quiser mesmo misturar isso, tenha criatividade. Saiba misturar isso, crie um enredo legal, criativo e interessante, que nos faça ficar presos à fanfic.
4- "Eu o odiava com todas as minhas forças, mas agora o amo." Pelo amor de Deus. Em MUITAS fics, os dois se odeiam, e aí a menina se encanta com ele e eles ficam juntos. Isso é chato, clichê e previsível, porque a maioria do "ódio" por aí, é porque a menina é uma alienada que só acredita no que vê na TV. Arrume um motivo mais específico, ou mude a personalidade do seu pp. Eu lia REC, e sinceramente, foi uma das melhores fics do Justin famoso que eu já li,
5- "Ela é contratada pelo empresário para fazer ele mudar de vida, eles se apaixonam e ele descobre que tudo era uma mentira, mas no fim eles ficam juntos." STOP NOW!!! Quantos anos vocês têm? Cinco? Esse tema é velho e chato, e sinceramente, um pouco enjoativo de ler. Eu AMO clichês, a maioria de vocês deve saber disso, mas eu detesto quando a fanfic é baseada nessa frase, porque TODO MUNDO já sabe o que vai acontecer. Às vezes, só de ler a sinopse, eu já sei que vai se tratar disso, e nem perco meu tempo lendo.
6- "Fãs que odeiam a pp por namorar o ídolo delas VS Fãs que amam e apoiam o namoro dos dois." Gente, convenhamos, ninguém odeia/ama/apoia o namoro do ídolo a partir do nada. Eu sou Fã do Justin Bieber, 1D, Timberlake, TVD, TO e PLL, e se vocês me perguntarem se eu apoio o namoro de algum deles, vou responder que não, ou parcialmente (Exceto o Timberlake, porque ele já tá bem grandinho; mas eu continuo sendo a Miss T. u.u). Em relação a Jelena sou indiferente, e Jarbara a mesma coisa; Niam é minha vida, a Nina é a única que eu apoio com o Ian; O Paul é da Phoebe; Não shippo nenhum namoro da 1D, apesar de achar a Perrie linda (N-Ã-O sou Zerrie shipper, pelo amor). Com isso eu quero dizer que: mesmo eu não apoie alguma coisa, não vai mudar nada na vida de ninguém, isso não vai fazer meu ídolo terminar com a namorada dele e vir correndo para mim. As fãs das fanfics devem crescer, assim como as autoras das mesmas.
---
ESCRITA
Muitas autoras, estejam elas em sua primeira fanfic ou não, têm dificuldades em algumas modalidades do português. Quando usar mas e mais, a diferença entre a gente e agente e esse tipo de coisa. Abaixo, darei algumas dicas e explicarei quando cada caso deve ser usado. Para isso, separei alguns dos erros mais comuns em muitas fanfic, começando pelo emprego de “mas” e “mais:
Qual a diferença entre “mas” e “mais”?
O “mais” é um advérbio de intensidade, isso quer dizer que ele é usado para indicar quantidade ou intensidade. Exemplos:
Ele venceu mais uma vez.
Ele era o mais romântico da turma.
Já o “mas” é uma conjunção coordenada adversativa, isso quer dizer que ele é usado para expressar oposição. Uma dica para saber se o uso está correto, é substituí-lo por “contudo”, “porém”, “no entanto” ou “entretanto”. Exemplos:
Ela queria ir à festa, mas foi trabalhar.
Pedro trabalha muito, mas ganha pouco.
Observe que em ambos os casos pode-se substituir o “mas” por qualquer uma daquelas palavras acima, sem alterar o sentido. Veja:
Ela queria ir à festa, porém não foi.
Pedro trabalha muito, entretanto ganha pouco.
Quando tiver dúvidas sobre usar o “mais” ou “mas” o substitua por uma das palavras acima, caso seu significado não seja alterado, é correto usar “mas”. Se não se encaixar, é correto o uso do “mais”.
Os porquês, quando usá-los?
O uso dos porquês causa bastante confusão, pois são 4 tipos diferentes deles. Mas não se preocupe, explicarei aqui quando usar cada um.
Por que (separado sem acento)
Usa-se essa forma para fazer perguntas, ou quando puder ser substituído por “motivo”, “razão”. Exemplos:
Por que fez isso?
Queria saber por que você não gosta de mim.
Podemos trocar o "por que" por "por qual motivo", sem alterar o sentido. Veja:
Por qual motivo fez isso?
Queria saber por qual motivo você não gosta de mim.
Porque (junto sem acento)
É utilizado para responder perguntas ou dar explicações. Exemplos:
Fiz isso porque era necessário.
Não gosto mais de João porque ele me traiu.
Podemos trocar o “porque” por pois sem alterar o sentido. Veja:
Fiz isso pois era necessário.
Não gosto mais de João pois ele me traiu.
Por quê (separado com acento)
Utiliza-se o “por quê” no final de frases, quando vier antes de um ponto de interrogação. Exemplos:
Juliana, você não fez a prova, por quê?
Você não gosta mais de mim. Por quê?
Pode ser substituído por “por qual motivo” sem alterar o sentido.
Juliana, você não fez a prova, por qual motivo?
Você não gosta mais de mim. Por qual motivo?
Porquê (junto com aceno)
Essa forma é utilizada quando o "porquê" tem função de substantivo. Exemplo:
Eu não consigo entender o porquê de ele ter feito isso.
A palavra neste caso é um substantivo, e seu substituto será “o motivo” ou “a razão”. Basta substituir por uma destas e fará sentido. Observe:
Eu não consigo entender o motivo de ele ter feito isso.
Qual a diferença entre a gente e agente?
“A gente”é uma locução que equivale à palavra nós e deve ser conjugada na terceira pessoa do singular. Exemplos:
A gente não vai ao cinema. (Nós não vamos ao cinema).
A gente já falou sobre esse assunto. (Nós já falamos sobre esse assunto).
Agente é um substantivo comum e se refere à profissão de alguém. Que age, que exerce alguma ação. Exemplo:
Aquele agente da polícia conseguiu prender o ladrão.
O agente secreto está em missão num país estrangeiro.
Nós e nos, quando usar?
Os pronomes "nós" e "nos" são pessoais.
“Nós” um pronome é do caso reto, tem função de sujeito numa oração. Exemplo:
Nós vamos ao Shopping.
Observe que “nós” é o sujeito da frase”
“Nos”é um pronome do caso oblíquo, funciona como complemento do verbo (objeto direto ou indireto).
Ele nos trouxe em casa.
Observe que o “nos” está complementando o verbo “trouxe”.
Você e tu, quando usar?
O "tu" é um pronome pessoal reto e indica a pessoa com quem se fala, em segunda pessoa do singular. Exemplos:
Tu comes, tu cantas, tu vendes, etc.
Quase não se usa mais “tu” no Brasil e a maioria das pessoas, quando o usam, fazem equivocadamente. Em vez de conjugar o verbo na 2ª pessoa, conjugam-no na 3ª. Como neste caso:
Jorge, tu pegou os documentos do carro?
A conjugação adequada seria:
Jorge, tu pegaste os documentos do carro?
Apesar de ser confundido com um pronome pessoal, "você" na verdade é um pronome de tratamento, e sempre será conjugado na 3ª pessoa. O "você" é um pronome de tratamento informal, amplamente utilizado no dia a dia para indicar a pessoa com quem se fala. Exemplo:
Você encontrou a felicidade.
----
Beijinhos, e não se esqueçam de comentar qual será o próximo tema c:




REC sem dúvidas é uma das melhores fanfic do Justin famoso, uma pena a Helena ter excluído ela... Amei as dicas e será que vocês poderia fazer para fanfic de incesto?
ResponderExcluirPois é :c Vou fazer sim, obrigada pela sugestão ^^
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirGente, desculpem a minha burrice mais o que é incesto??? tipo to com preguiça de pesquisar no google e apagar o histtórico depois rç
ExcluirRachel, incesto é um relacionamento amoroso entre parentes muito próximos, como: irmão e irmã, Pai e filha. Esse tipo de coisas. É um gênero de fanfic bem comum hoje em dia.
ExcluirAssim uma resposta pergunta, qual é o nome da atriz na sua assinatura? Ela é .muito gata. Mas enfim, sua dicas me deram um suporte e tanto pra a ficou q estou criando.
ResponderExcluirO nome dela é Kristina Bazan (mas ela é minha u.u), e concordo contigo, ela é muito gata kkkk que bom que ajudaram, baby c:
ExcluirOie Letty amei as dicas eu gostaria que vc fizesse na próxima um tema que nunca vi em um blog antes que seria o uso da palavra esse(a)/este(a) desse(a)/deste(a) isso/isto porque é uma coisa que confundi minha cabeça ,a principio eu nem sei se algumas delas estão corretos a dizer ou escrever !E também a letra A com Crazy(á) ou A sem Crazy.
ResponderExcluirAdorei, e achei otimo voce ter feito isso pq muitas pessoas não sabem a diferença de varias palavras e vamos combinar que tipo quando a fanfic é com um famoso, a escritora percebe que ela esta ficando sem graça e coloca crime, na boa, melhor começar outra fanfic do que mudar a estória e deixar ela escrota
ResponderExcluirLetty e eu ficamos muito felizes que tenha gostado, amor. Fizemos isso exatamente para tentar ajudar esses casos <3
ExcluirAh e sobre sexo e beijo no primeiro capitulo, mano tem coisa mais ridicula? fanfic boa é fanfic que a escritora não é apressada
ResponderExcluirOlá , fiquei sabendo do seu blog e vim dar uma olhada e SIMPLESMENTE A M E I , amei tudo e queria saber como que eu encomendo uma capa para a minha fanfic ... BJS e parabéns pelo ótimo blog 😘
ResponderExcluirFicamos felizes por ter gostado <3 e para encomendar é só ir em "Pedidos" na parte superior do blog e clicar em "Design Simples" que é a capa para fanfic c: Beijos e obrigada!
Excluirobg pelas dicas.
ResponderExcluirVc me ajudou muito,sério obg!
ResponderExcluir