Image Map

Dicas para as escritoras de fanfics!


Hey, amores. Bom, é a primeira vez que posto uma coisa aqui sem ser minhas sinopses, e espero que vocês gostem. Como o título já diz, estou aqui para dar algumas dicas para as escritoras que vão começar a escrever alguma fanfic, ou para dar mais dicas para as que já escrevem. Vamos lá!

Sinopse: A sinopse é um dos pontos mais importantes. É ela que vai fazer com que leitores leiam suas fanfics, portanto ela tem que ser bem elaborada e construtiva. A sinopse não é para contar a história inteira, é apenas para esclarecer do que se trata a fanfic. Já li muitas sinopses que deixam a desejar por conta de erros gramaticais e por revelar praticamente toda a história em si. Não deixe a sinopse muito grande, só relate os fatos mais importantes e ter bastante cuidado com os erros de gramática, os leitores deixam de ler a sua fanfic por ter excessivos erros de gramática, por isso que recomendo sempre revisar mais de uma vez tudo que você escreve.

Enredo: Esse é o ponto mais alto, mais importante de uma fanfic: o famoso enredo. Sempre procuro fanfics para ler em meu tempo livre, e confesso que é muito difícil achar uma que me agrade. São sempre as mesmas histórias, as mesmas qualidades dos personagens, os mesmos lugares, e isso fica meio desgastante. Se quiser começar um fanfic, que seja de um tema mais original, que ainda não foi adotado por outras pessoas. No site em que leio fanfics a maioria dos enredos é criminal, e é sempre a mesma coisa: A menina é uma dançarina de boate, conhece o Justin (a maioria das fanfics criminais é com o Justin Bieber, mais uma coisa que poderia ser renovada, já que existe outros cantores e artistas), eles começam se relacionar, ela sofre por maus tratos por ele,  depois se apaixonam e “vivem felizes para sempre”. A maioria das fanfics são neste estilo. Outra coisa que vejo bastante em fanfics é o “garanhão, pegador e capital do time da escola” e a “nerd sem graça” e ambos, por algum motivo (no caso apostas na maioria das vezes), começam se relacionar e assim vai. Gente isso não é nada original, tem várias fanfics neste estilo, e muitas vezes acontecem às mesmas coisas. Tentem dar vida ao enredo de vocês, se quiserem fazer uma fanfic criminal ou colegial, pensem em uma coisa única, que vai prender o leitor até o último capítulo, sejam realistas nisso.

Escrita: Muitas fanfics deixam a desejar neste quesito. A escrita tem que ser boa e coerente. A maioria das pessoas que começam a escrever fanfics não tem muitos conhecimentos na língua portuguesa, então é um dos motivos para que a escrita fique pobre. As pessoas têm muitas duvidas de como se escreve tal palavra, o seu significado e etc. O erro mais comum que vejo em fanfic é a troca do “mas” pelo “mais”.
O mas é usado como conjução adversativa, que é a mesma coisa que porém, todavia, contudo. Essa palavra tem como transmitir uma noção de oposição. O mais um advérbio de intensidade, transmite a noção de maior quantidade, intensidade, sentido oposto de menos. Ambas as palavras tem significados diferentes, mas muitas pessoas pensam que elas são iguais. Exemplo de mais e mas:

“Eu queria ir muito ao cinema, mas minha mãe não deixou”
“Eu queria ir muito ao cinema, porém minha mão não deixou” (como já citei, o mas tem como ser substituído)

“Ele é o mais bonito da minha turma”.

Viram como mas e mais tem o significado bastante diferentes? *-*

Os erros que vejo também é o uso incorreto do “mal” e “mau”
Mal é um advérbio antônimo de bem, é usado para indicar uma coisa que foi feita de forma errada. Mau é um adjetivo que é antônimo de bom. Quer indicar que uma coisa é ruim, ou que alguém faz maldades. Exemplos:

“Ele é um mau professor, por isso que não gosto dele”
“O mal da sociedade é a violência”

São erros que são cometidos por falta de não saber o significado de ambas. Outros erros também é o uso incorreto do onde e aonde, gente ou agente, e etc.

Quantidade de palavras de um capítulo: O capítulo tem que ter mais do que mil palavras, a não ser que seja um prólogo. Capítulos que tem menos que 500 palavras, além de ser bastante curtos, muitas vezes deixam de relatar os fatos das personagens e outras coisas essenciais em um capítulo. O capítulo precisa ser não muito grande e nem muito pequeno, acho que um capítulo com 1.000 mil palavras é o certo, pois não gasta o leitor e conta os fatos necessários.

Comentários e favoritos: Sempre iremos gostar que nossa fanfic tenha comentários e favoritos, mas muitas as escritoras são bem rígidas neste quesito. Não estou falando de todas as escritoras, estou apenas falando de algumas. Elas fazem chantagens com os leitores dizendo “comentem e terão o novo capítulo”, gente isso não é o certo, vocês não tem que obrigar a ninguém comentar e nem favoritar. Bom, acho que vocês precisam estar sempre divulgando a sua história para dar um conhecimento maior sobre ela, então, aos poucos, começarão surgir comentários e favoritos, vocês precisam lutar para que a sua história seja lida.

Fatos absurdos em fanfics: Eu às vezes fico muito impressionada com algumas fanfics, principalmente com alguns fatos que são ilógicos. Muitas vezes nas fanfics (geralmente criminais), os personagens se machucam (levam tiros, facadas, quebram alguma parte do corpo), mas conseguem fazer coisas que uma pessoa machucada não conseguiria fazer. Uma determinada data, exemplo: 1977, e as personagens agem e se vestem como hoje em dia, isso não tem lógica alguma, pois naquela época as roupas eram bem diferentes das de hoje, isso tudo mundo sabe. Tem que tomar cuidado com isso, pois a história tem que ter lógica né?

Como começar o capítulo da fanfic? Olá, meu nome é fulano, tenho 17 anos, moro em tal lugar, minha mãe é isso, meu pai é aquilo... Gente, pelo amor de Deus! Estou cansada de ver fanfics assim, quando começo a ler isso, já desisto na hora. Aconselho começar o capítulo com a personagem ou o personagem principal falando de algum assunto aleatório, ou até mesmo um assunto que envolve o enredo da fanfic. Ou também começar o capítulo em terceira pessoa, contando as ações que as personagens estão realizando e etc. Sejam mais originais neste quesito, nada de começar com: “Olá, meu nome é tal...”

Devo fazer uma segunda temporada? Isso depende de vocês, se quiserem ou não fazer é escolha de vocês, portanto é preciso ter certeza. A segunda temporada serve para dar continuidade ou não. A primeira fanfic acaba com uma história, e a segunda começa com outra. Mas vale lembrar que não pode mudar totalmente o objetivo da fanfic e sua história principal, tente manter a personalidade dos personagens e se ambas tiverem mudanças, deixe isso bem claro para o leitor, aconselho não mudar completamente os personagens, é sempre bom manter sua marca oficial.

Personagens: Os personagens serão de sua autoria, crie qualidades e defeitos para ambos. Use sua imaginação para cria-los, pense na cor do cabelo, o estilo musical que gosta, as roupas que costumam usar, deem a eles características mais especificas e diferentes. Pense em profissões para eles, sejam bem criativos mesmo!

Cenas mais picantes: É sempre importante tomar cuidado neste quesito. A maioria das fanfics aborda também cenas mais quentes, mas muitas vezes essas cenas deixam a desejar também. Você tem que seguir o padrão da fanfic, se a fanfic for em um tema mais formal, claro que essas cenas também deverão ser, nada de palavras muito vulgares, pois perde um pouco o sentido. Mas se sua fanfic aborda um tema mais extravagante, como por exemplo: fanfics criminais, essas cenas já são mais intensas e com mais palavrões e etc. Essa cena precisa-se de detalhes, os leitores gostam de saber cada passo e ação dos personagens, então a cena bem detalhada, deixando bem claro o que os personagens estão sentindo é sempre bom.

* Vejo em muitas fanfics que a personagem virgem sente uma dorzinha na hora H, mas logo passa. Gente isso não existe, a pessoa sente sim uma dor, não é uma dor tão forte, é suportável, mas mesmo assim dói. Então nada de “no começo eu senti dor, mas logo depois foi tudo maravilhoso, senti um prazer enorme”

* Nas fanfics o mais comum é que no capítulo dois já tem cena hot das personagens principais ou de quaisquer outros personagens. Sério, isso não é nada legal, além de matar a fanfic, não agrada o leitor. Aconselho ter uma cena mais quente quando as personagens já estiverem com mais afinidade, estiverem bem envolvidas para realizar tal ato.

* Na hora de escrever essas cenas, pesquisem primeiro como que é na verdade, as preliminares, os orgasmos, para que tudo fique certo. Sei que é uma história fictícia, mas um pouco de realidade na mesma é sempre bom.

Nome da fanfic: O nome da fanfic tem que ser de acordo com a história, óbvio! Mas tente sempre pensar em um nome que ainda não foi usado, para que a sua fanfic seja única. Vejo uma porção de fanfics com o mesmo nome, então se você quiser procurar uma fanfic que você esteja lendo com aquele mesmo nome, será bastante difícil. Usem sua criatividade quanto a isso.

Dica final: Bom, eu já deixei bem claro o que eu queria esclarecer. Sejam originais nas ideias para a sua fanfic, sempre revise os capítulos antes de posta-los, prestem atenção na hora de escrever tais palavras, pois elas tem significados e muitas vezes parecem ser o que não são. Façam sinopses bem elaboradas e coerentes, que apenas revele o necessário da história. Dão vida não só o enredo, mas também aos personagens, deixem bem claro as qualidades, defeitos, a personalidade de ambas, para que o leitor tenha uma definição certa para ele. Tente sempre pensar no melhor para a sua fanfic, abordar mais ideias durante as postagens, sejam bem criativos. Sempre estejam pesquisando sobre tudo, sobre o seu tema da fanfic, suas duvidas em relação às palavras, para qualquer duvida estejam sempre pesquisando.



Bom, espero que tenham gostado. Se eu ofendi alguém eu peço desculpas, pois estou aqui apenas para ajudar vocês a terem uma fanfic mais certa, mais coerente, onde que o leitor fique mais satisfeito ao lê-la. Obrigada e até a próxima, bjos.





9 comentários:

  1. Respostas
    1. Pelo tanto de fanfics crimiais com o mesmo nome, pode ter certeza que é o anime spirit!

      Excluir
  2. Estou a procura de uma dica do que fazer na minha fic,li e deduzi que minha fic é unica,nao é repetida,nao tem Justin,o meu unico problema é que nao consigo pensa,o que acontece é que minha fic se passa em torno de uma briga dos criminosos mais procurados e eu to sem ideias pra pensa no que gerou essas briga,o resto ja sei o que farei só nao consigo pensa nisso e tem que ser uma coisa que surpreenda o publico mas estou travada,tem como me ajudar?
    Eu posto minha fic no social spirit,ela se chama criminals from the shadows.
    se puder me dar uma ideia agradeceria.

    ResponderExcluir
  3. Eu escrevo duas fanfics, uma eu comecei a pouco tempo. Mas a que eu escrevo a bastante tempo está me deixando meio tensa, chegou o tão esperado Hot dos personagens principais e eu não sei como fazer uma cena de sexo de primeira vez (primeira vez da personagem principal ) pedi ajuda pra uma amiga e nem ela sabe como fazer uma cena boa e que os Leitores possam gostar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, se você quiser eu posso te ajudar! Já escrevi várias fanfics, mas não divulgo em sites como o Nyah! Spirit etc. Meu twitter é o @ittschildren, se quiser algumas dicas basta falar lá! sz
      Ass. Beatriz

      Excluir
  4. Olá, desculpa mas isso não foi muito útil pra mim!
    Mesmo assim, parabéns pela postagem!
    Fui!

    ResponderExcluir
  5. Cara.... fiquei muito mais confiante quanto à postagem da fic! Realmente, isso me ajudou muuuuuuito! Obrigada! ♡

    ResponderExcluir
  6. Adorei todas as dicas, espero que todas as escritoras de plantão possam ler esse post!

    ResponderExcluir
  7. eu preciso de uma dica para uma fanfic criminal que estou escrevendo, pois, tratasse de personagens lgbt uma delas está no cargo de chefe da máfia e a outra vai entrar de alguma forma, mas queria pudesse me indicar algumas opções de profissões que posso oferecer para minha personagem principal que irá aparecer no decorrer da história :)

    ResponderExcluir