Image Map

CF: Unrighteos (Heloisa Targino)



Classificação: 18 anos
Gêneros: Drama (Tragédia), Fluffy, Lemon, Mistério, Romance e Novela, Shoujo (Romântico), Yaoi
Avisos: Álcool, Bissexualidade, Estupro, Homossexualidade, Insinuação de sexo, Linguagem Imprópria, Nudez, Sadomasoquismo, Sexo, Shotacon/Lolicon
Categorias One Direction
Personagens Harry Styles, Louis Tomlinson
Tags (livro) Padastro, Bottom!louis, Drama, Larry, Larry Stylinson, Lemon, Lolicon
Iniciado em 21/04/2014 12:58 |  Atualizado em 26/07/2014 19:25
Capítulos: 13

Aparência (capa e sinopse), valor: 2,0 pontos
Capa: Eu vou ter que ser sincera e admitir não ter gostado tanto assim dessa capa. Eu tenho certa implicância com designs em preto e branco, ainda mais sendo tão simples como esse. Isso não quer dizer que eu odeie tudo desse tipo, óbvio que não, mas acho que essa capa está muito “preto no branco”, me entende? Não há nada para destacar, nenhum detalhe mais vívido e isso me incomodou um pouco. E ainda parece que há uma divisão entre as fotos do Louis e do Harry no meio da capa, como se os excessos das fotos não tivessem sido apagados e também não gostei disso. Não consegui ler bem o que estava escrito logo abaixo do título, a fonte não deu certo e deixou tudo junto demais. Eu acho que você deveria trocar essa capa, não que esteja feia, mas acho que ela não é a ideal para a história. Opte, se ainda quiser algo preto e branco, por pelo menos alguns detalhes para destacar e para não fazer o design ficar sem graça.

Sinopse: Mais uma vez eu tenho que dizer: sua sinopse é arrasadora. É sensual, detalhada, intrigante e muito, mas muito bem escrita. Esse é exatamente o tipo de sinopse que nos deixa tentados a ler a história e faz com que não abrir o primeiro capítulo seja quase um crime. Amei a profundidade do texto, sua estrutura e tudo mais. Está de parabéns. Há apenas um pequeno equívoco, que talvez não fosse tão necessário destacar aqui, mas estou ficando cada vez mais exigente (risos).
O equívoco está neste trecho: 
“(...) e eu embalava o leve e manhoso Louis nos meus braços fortes, e gemia nos seus ouvidos, e o acariciava (...)”
Em nenhum dos dois casos se usa vírgula antes do “e”. Eu acho que já mencionei isso na última crítica que fiz para você, mas não custa nada revisar, não é mesmo? Então vamos lá. Não se usa vírgula antes do “e”, exceto quando a palavra seguinte está se dirigindo a outro sujeito – o que não é o caso. Então, veja bem, para corrigir este minúsculo erro é necessário que você retire as vírgulas ou (eu aconselharia desta forma) que retirasse também o primeiro dos “e” e o substituísse por uma vírgula. Desta forma:
(...) e eu embalava o leve e manhoso Louis nos meus braços fortes, gemia nos seus ouvidos e o acariciava (...)
Viu como eu retirei um dos “e”, adicionei a vírgula em seu lugar e também retirei a pontuação errônea antes dele?
Fora esse minúsculo equívoco com as vírgulas, não há nada de errado com sua sinopse e por ser um erro tão pequeno não vejo porque retirar pontos.

Nota adquirida: 1.5

Ortografia, valor: 4,0 pontos
Eu não tenho palavras para descrever o quanto sua escrita é maravilhosa. Seu vocabulário é eloquente e requintado, isso definitivamente me conquistou. Ainda não consegui escolher em que método de escrita você é melhor, se em terceira pessoa ou em primeira, porque você domina os dois perfeitamente. Estou encantada com o jeito detalhado e enriquecido que você descreve as cenas. A escolha de palavras mais difíceis também é algo perigoso. Na maior parte do tempo você domina bem o vocabulário mais sofisticado, mas também há momentos em que você comete deslizes. Logo no primeiro capítulo encontrei alguns erros e vou listar o máximo deles que puder.

Quando, no primeiro capítulo, você utiliza o termo “mines folhetos” está errado. O correto seria: Mini folhetos. E o mesmo acontece quando, ainda no primeiro capítulo, você escreve o estilo musical Jazz como “Jezz”.
No decorrer dos capítulos, algumas poucas vezes você torna a repetir o erro de escrever de maneira incorreta as palavras ou expressões. Outro exemplo disso é este:
“(...) Cai entre nós…”
A expressão correta é Cá entre nós.

Notei também os mesmos errinhos da sua outra fanfic, a Fobidden Desire, como a falta de acento nas palavras. Isso acontece em todos os capítulos e é preciso que você tome mais cuidado e preste mais atenção nos acentos. Vou dizer como algumas palavras apareceram em sua fanfic e como elas deveriam estar, com os acentos que você não pôs:
“Ate” que com acento ficaria Até;
“Saiam” quando na verdade era Saíam (nesse caso o sentido da palavra mudou e é por isso que o acento é tão importante, com o acréscimo ou a falta dele, dependendo do caso, o sentido ou tempo verbal da palavra pode ser alterado);
“Lagrimas” quando era Lágrimas;

Outro erro em comum com sua outra fanfic (e que eu já notifiquei acima ao falar da sinopse) foi o uso constante da vírgula antes da conjunção “e”, o que eu já expliquei que só acontece quando a frase depois do “e” fala de uma pessoa, coisa, ou objeto (sujeito) diferente da que vem antes dele. Já até dei um exemplo disso na crítica passada que fiz para sua outra fanfic.

Não são erros absurdos, mas são erros e sugiro que conserte-os. A sua escrita é muito, mas muito boa, porém poderia ficar melhor de ler sem os equívocos e erros listados acima. Mas do mesmo modo sua escrita é incrível e maravilhosa, apenas preste atenção nos equívocos ortográficos, de vírgula e acentos.

Nota adquirida: 3,5

Enredo, valor: 3,0 pontos
O enredo da sua fanfic é maravilhoso e diferente. Se minhas contas estiverem certas (meu negócio é português, não matemática) ela se passa no início dos anos 40 e você atingiu meu ponto sensível, pois eu amo histórias que se passam em um contexto histórico diferente, seja futurista ou de épocas passadas. Amei incondicionalmente o Louis dessa fanfic, amei também o jeito que você explora sua inocência de criança misturada com a malícia. Nota-se que ele é enigmático e inconstante. Adorei isso. O contexto todo da história é original, é complexo e único. Como você disse que era uma adaptação de “Lolita” eu não sabia o que esperar (até porque nunca li esse livro ou vi filmes inspirados nesse contexto), mas eu me surpreendi muito positivamente com a fanfic. Eu estou um pouco sem palavras para apontar o jeito maravilhoso que o tema é abordado, você é uma excelente escritora e consegue manter um ar de mistério quanto a personalidade do Louis sem deixar algo confuso demais ou cansativo. Isso é bem difícil, dou valor demais a autoras que conseguem lidar com temas atípicos e o fazem com proeza. Você é uma delas, então o que eu tenho a dizer é: parabéns.

Nota adquirida: 3,0

Crítica final, valor: 1,0 ponto
A fanfic é maravilhosa e sua escrita também, apenas tenho que lhe alertar sobre palavras sem acentos (é seu erro mais frequente), algumas palavras escritas e expressões escritas incorretamente (como é o caso de "Cai entre nós"). Tome cuidado com pequenas coisas porque eles fazem sim toda diferença. Sugiro também que troque a capa. Você tem uma história fantástica nas mãos e sabe como abordá-la perfeitamente. Eu sei que já disse, mas seu método de escrita me cativou e Unrighteous é a segunda fanfic da 1D que favorito, coincidência a primeira também ter sido sua? Acho que não. Você é uma excelente escritora, fique apenas atenta ao erros mínimos. Parabéns pela fanfic.

Nota adquirida: 0.9

Nota final: 8,9

Primeiramente, muito obrigada pela preferência e eu quero dizer que amei fazer sua crítica, espero que você também tenha gostado. Não se esqueça de comentar, Helô <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário