Image Map

CF: Forbidden Desire (Heloisa e Carol)


Iniciado em 07/06/2014 13:58
Atualizado em 20/07/2014 15:00
Categorias One Direction
Personagens Harry Styles, Louis Tomlinson
Tags Bottom!louis, Larry, Larry Stylinson, Lemon, Romance, Sexo, Smut, Top!harry, Traição
Exibições 1.682     Comentários 69      Palavras 7.933     Terminada Não

Aparência (capa e sinopse), valor: 2,0 pontos

Capa: Eu não gostei tanto dessa capa. Não sei se foram os efeitos, mas a foto do Harry parece estar de má qualidade e, além disso, não é uma de suas fotos mais bonitas. Não gostei também da fonte usada para a palavra “Desire” e achei que os créditos  nome das autoras estão um pouco mal encaixados.

Sinopse: Eu só tenho uma coisa a dizer sobre a sinopse: arrasadora. Ela é bem pequena, verdade, mas apenas essas quatro linhas me deixaram completamente boquiaberta. É criativa e impactante, faz com que você queira ler a fic, sem sombra de dúvidas. Apenas acho que o trecho em que citam o livro de Êxodo da Bíblia, poderia estar entre aspas e o nome completo do livro ao invés de apenas a sigla e com dois pontos ao indicar o versículo. Deste jeito:

“Não cobiçarás coisa alguma que pertença à teu próximo”   Êxodo 20:17

Mas isso são detalhes a parte, pois eu amei a sinopse e não descontarei nenhum décimo na pontuação por isso.

Nota adquirida: 1,5

Ortografia, valor: 4,0 pontos

Eu não sei como funciona a escrita dos capítulos, já que sãos duas pessoas que escrevem. Não sei se cada uma escreve um capítulo ou se as duas, juntas, escrevem a todos, mas eu tenho que dizer: a escrita de vocês é maravilhosa.
Eu amo narrações em terceira pessoa e acho que essa é uma modalidade mais difícil de escrita, ainda mais com o narrador onisciente seletivo, que foi o modo escolhido por vocês. A fanfic é muito bem escrita, isso eu posso afirmar. O vocabulário é impecável, o modo de conduzir a história também. Nesse quesito vocês estão de parabéns.

A fanfic é de fato muito bem escrita, mas há pequenas coisas que fazem com que a leitura seja um pouco incômoda. O uso do hífen (-) no lugar do travessão (—) é uma delas. Esse é um erro comum demais, mas que não agrada aos leitores um pouco mais exigentes. A função no hífen não é indicar a fala de personagens, esse é o dever o travessão e seria bom que vocês o usassem.
Algumas pessoas têm dificuldade de usá-lo, pois não há travessão no teclado. Para resolver isso é muito simples. Apenas vá no Microsoft Office Word; clique em ‘inserir’; depois em ‘ símbolo e em seguida é só procurar pelo travessão e pronto.
Notei que a partir do terceiro capítulo vocês deixam de utilizar o hífen (isso é um alívio), mas sugiro que não deixem os dois capítulo anteriores daquela forma, pois há mais erros neles além do uso do hífen, como a falta de espaço entre a palavra seguinte e ele. Essa é uma coisa que me incomodou um pouco no decorrer dos dois capítulos, vou pegar um exemplo:

“-Lindo…-Fala baixinho, apenas para ele mesmo, como se fosse para se convencer de que ele realmente era lindo.”

Arrumado, seu diálogo ficaria assim:

— Lindo… — Fala baixinho, apenas para ele mesmo, como se fosse para se convencer de que ele realmente era lindo.

Além do hífen estar presente para indicar a fala, não há espaço entre a pontuação e a próxima palavra.

Alguns equívocos com a vírgula também acontecem no decorrer dos capítulos, a maioria deles está quando vocês a põem antes do “e”. Não se usa vírgula antes do “e” a não ser em um caso específico que é quando a frase depois do “e” fala de uma pessoa, coisa, ou objeto (sujeito) diferente da que vem antes dele. Assim:

A mulher morreu, e cada um dos filhos procurou o seu destino”
Nota-se que a primeira oração diz respeito à mulher, a segunda aos filhos.

Outra coisa eu achei um pouco incômoda foi o fato de o Louis gaguejar em praticamente todas todas as falas. Acontecer algumas vezes é natural, mas quando ocorre com tanta frequência, como é o caso, acaba se tornando algo desconfortável de ler.

Mais alguns errinhos são perceptíveis, mas não erros ortográficos e sim de digitação. Letras sendo comidas e acentos esquecidos. Como no segundo capítulo onde a palavra “contrário” aparece sem acento; ou quando também no segundo capítulo a preposição “até” também está sem acento. Isso acontece bastante e mesmo sendo algo consideravelmente “bobo” a palavra se torna errada ao se retirar os acentos.
No terceiro capítulo, vocês cometem um dos erros mais comuns, que é o uso de “de mais” ao invés de “demais”. A palavra demais é utilizada principalmente como um advérbio que significa em exagero, em excesso, muito. De mais é uma locução adverbial que indica uma noção de maior quantidade, sendo contrária a de menos.

Exemplos: Tenha cuidado para não se machucar, você gosta dele demais.
                Comprei comida de mais, vai sobrar para amanhã
Viu a diferença? Mas não se preocupem, pois não encontrei nenhum erro grave ao longo de todos os quatro capítulos. Não há palavras escritas de forma errada (só alguns casos de falta de acento, mas isso é até normal) e ainda tenho que dizer que a escrita da fanfic é maravilhosa.
Apenas consertem os dois primeiros capítulos, substituindo o hífen por travessão e inserindo um espaço entre a pontuação a palavra seguinte; revisem os capítulos mais vezes à procura de palavras com letras faltando e principalmente os acentos e fiquem atentas quanto ao uso da vírgula, sobretudo nos casos em que a mesma aparece antes do “e”.
Nota adquirida: 3,5
Enredo, valor: 3,0 pontos
Antes de eu falar sobre o enredo em si, preciso apontar  que eu nunca li uma fanfic do One Direction pelo simples fato de eu não ser fã deles, mas eu adorei Forbidden Desire. O Tema em si é mais ou menos clichê, mostra o desejo proibido entre os personagens principais e há muitas fanfics assim. Eu só não sei se é correto afirmar que é clichê se esse desejo surge entre dois homens.
Nunca li uma fanfic em que os personagens principais sejam do mesmo sexo, não sei se é normal ou não no universo das Directioners, mas eu gostei muito disso — mesmo achando que as coisas aconteceram rápido demais. Achei um pouco abrupto o Harry simplesmente colocar os olhos em Louis e deixar de lado toda uma vida heterossexual e já passar a desejá-lo de uma maneira tão intensa sem ao menos se questionar por isso. Mas mesmo assim eu adorei a fanfic, ela é muito bem escrita e isso já o bastante para chamar minha atenção, pois eu dou muito valor a isso.
Sendo clichê ou não, a fato que é é uma ótima história e vocês a abordam de um jeito intenso e detalhado que é muito gostoso de ler, por isso estão de parabéns.
Nota adquirida: 2.6
Crítica final, valor: 1,0 ponto.
De um modo geral, eu adorei a fanfic. Tanto que até adicionei aos meu favoritos e é a primeira história da One Direction que favorito. Minhas dicas vão apenas para o que já mencionei acima sobre consertar os capítulos que estão com hífen ao invés do travessão e atenção quanto as palavras acentuadas e as vírgulas antes do “e”. Fora isso não há mais o que adicionar, a fanfic é ótima, o modo de escrita de vocês é maravilhoso e espero que a história vá longe, pois será merecido. E parabéns por conseguirem a proeza de me fazer favoritar uma fanfic da 1D. Estou esperando ansiosa pela continuação.
Nota adquirida: 0.9
Nota final: 8.5

Muito obrigada pela preferência, Helo <3 Espero ter ajudado e me desculpe por qualquer coisa.





2 comentários:

  1. Olá, querida.
    Nossa, amei sua critica, de verdade. A falta de separação entre as falas eu tinha percebido, mas é que eu fui "aprender" que isso era necessário só depois, por isso o 3 e o 4 capitulo já estão com essa separação. Muito obrigada por apontar os erros, e ficamos muito feliz que você tenha a favoritado.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, amor. Na verdade eu que agradeço, amei a história <3

      Excluir