Classificação: 16 anos
Gêneros: Aventura, Crossover, Drama (Tragédia), Ficção e Fantasia, Romance e Novela
Avisos: Heterossexualidade, Insinuação de sexo, Linguagem Imprópria,Violência
Categorias Justin Bieber, One Direction
Personagens Zayn Malik
Iniciado em 19/07/2014 13:29 | Atualizado há 7 dias às 23:20
Aparência (capa e sinopse), valor: 2,0 pontos
Capa: Sua capa está completamente maravilhosa! Não há outra palavra para descrevê-la senão essa. Os efeitos deram um ar misterioso e sofisticado, sem exageros, a escolha das fotos também está está ótima. O nome da fanfic está muito bem destacado, a frase está um pouco pequena, mas nota-se à distância que é um design muito bem feito.
Sinopse: Sua sinopse não contém erros ortográficos, o que é sem sombra de dúvidas muito bom, mas ela não me deixou muito curiosa sobre a história e, ao meu ver, isso é um problema. Eu tendo a ser bastante rígida com sinopses, já que são elas que dão ao leitor uma prévia de sua escrita e se a fanfic vale a pena ser lida ou não. Sugiro que você seja menos literal na escolha de palavras e tente dar uma “filosofada”, incite-nos a a ler a fanfic, deixe-nos curiosos e intrigados. Mas tirando isso, achei a sinopse boa, bem estruturada e bem escrita. Ela está apenas literal demais, exuta demais e isso não me deixou tão curiosa sobre o enredo.
Nota adquirida: 1,7
Ortografia, valor: 4,0 pontos
Sua escrita é muito boa, Mandy. Ela é bem detalhada e eu realmente aprecio muito isso, já deixei claro em algumas de minhas críticas anteriores. Porém, apesar de ter uma escrita boa, você cometeu um série de erros ao longos dos 4 capítulos da sua fanfic. Listarei alguns a seguir:
No primeiro capítulo eu já encontrei muitos erros e logo de cara, ainda na primeira linha você comete o equívoco de usar o apóstofro (‘) no lugar das aspas(“”), isso já é ruim, mas o pior é que não se usa aspas no nesse caso. Você não está retirando techos de outro lugar, nem reproduzindo fala e muito menos usando uma gíria ou expressões populares. O capítulo inteiro está entre aspas e isso está incorreto.
Além do uso das aspas, outro erro comum na sua escrita e bastante incômodo é o uso do “á”. Vou pegar alguns trechos tirados da sua fanfic (você executa esse erro vezes demais) e depois explicar o porquê de estar errado.
Primeiro trecho:
“O carro parou em frente á grande casa cinza (...)”
O “á” com acento agudo nunca é usado isoladamente. Portanto se você usá-lo desta maneira, seja qual for a ocasião, estará errado. No caso acima, você teria de usar o acento grave (`) que, como o nome já dá a entender, é o contrário do agudo (´). Sempre que se usar a preposição "a" contraída com o artigo definido "a", o acento é grave.
Exemplificando: O João vai à feira = O João vai a(preposição.) a(artigo.) feira
a + a = à
Então, corrigido, a frase ficaria assim:
O carro parou em frente à grande casa cinza(...)
Há casos em que você utiliza o “á” duplamente errado, vejamos neste exemplo a seguir:
“(...) ambos satisfeitos com o macarrão á molho quatro queijos que a vovó fez.”
Está duplamente errado porque, veja bem, eu já expliquei anteriormente que não existe “á” sozinho, nunca. E outro erro é que nem mesmo a crase se utilize nesse caso. O correto seria:
“(...) ambos satisfeitos com o macarrão ao molho quatro queijos que a vovó fez.”
Para que se use a crase é necessário que a palavra seja feminina acompanhada de artigo feminino definido "a", o que não é o caso.
Você utiliza o “á” vezes demais, tanto que não há como eu pegar todos os casos e listá-los aqui. Então sugiro que você preste muita atenção nisso, pois é algo que acontece com bastante frequência e que também é bastante incômodo.
Notei mais erros ainda no prólogo, como você escrever “idéia” no lugar de “ideia”. A ortografia passou por uma mudança em 2009, numa delas o acento das palavras paroxítonas com ditongo aberto foi retirado. Exemplo de algumas palavras que antes tinham acento e agora, segundo a nova ortografia, não têm mais: Assembleia, ideia, jiboia, europeia… etc.
Num dos diálogos, ainda no capítulo 1, eu notei algo que também me incomodou um pouco.
“(...) E você tem que me prometer, mas prometer mesmo – ele fez uma pausa dramática – me prometer que só irá ler este livro no dia do seu aniversário de 22 anos?”
Ainda não entendi o que esse ponto de interrogação está fazendo ali, já que isso não foi uma pergunta. Ele está fazendo uma afirmação dizendo que a Angie deve prometer, não está perguntando se ela vai prometer.
Outra coisa que me chamou atenção foi a falta de vírgulas em casos importantes. Como, por exemplo, esse trecho retirado do segundo capítulo da sua fanfic:
“- Ele vai ficar bom né?”
Primeiramente, há três erros nessa fala. O primeiro deles é o uso do hífen (-) ao invés do travessão (—) . Muitos veem como algo comum a troca das pontuações, mas é errado. Os dois, o hífen e o travessão, têm funções a serem cumpridas na língua portuguesa e não podem ser utilizado conforme preferências.
O segundo erro é o uso da expressão popular “né”, que é um substantivo e não existe no dicionário, é apenas um gíria que junta as palavras “não é”.
O terceiro erro é a falta de vírgula depois do adjetivo “bom”.
Então, de forma correta, a fala acima ficaria assim:
— Ele vai ficar bom, não é?
Há outros casos em que se deveria usar vírgula e que você não o faz, como ainda no segundo capítulo, quando você usa a expressão “Que coisa não?” quando para o contexto o correto seria: Que coisa, não?
Outros erros que você comete são os de colocar o ponto final no diálogo e ao retomá-lo, o inciá-lo com letra minúscula, como neste caso:
“- Não, obrigada. – dei um sorrisinho irônico – eu estou aqui para procurar isto (...)”
Você usou o ponto final logo depois de “obrigada” e quando retomou o diálogo não o iniciou com letra maiúsculo, isso está errado. O correto seria:
— Não, obrigada. — dei um sorrisinho irônico — Eu estou aqui para procurar isto (...)
É verdade que você comete muitos erros ao longo de todos os capítulos, mas sua escrita não é ruim, pelo contrário, é até muito boa. Você sabe o que está fazendo ao descrever as cenas e os detalhes da sua fanfic, mas os equívocos estão por toda parte e sugiro que tome muito, mas muito cuidado com o “á” que é seu erro mais frequente e o mais irritante. Também tome cuidado com “idéia” acentuado, pois desta forma está incorreta, lembre-se da nova ortografia. E passe a usar o travessão no lugar do hífen. Infelizmente eu vou precisar descontar pontos pelos erros, que não foram poucos.
Nota adquirida: 2,9
Enredo, valor: 3,0 pontos
O enredo da sua fanfic parece ser bem original e isso é ótimo, mas o tema está vago demais. Você em nenhum momento explica algo sobre a Skarfill e isso é muito confuso. Pode ser uma estratégia para dar mais mistério para a história, mas em minha opinião não está funcionando tão bem. A Angie lê um pouco do livro, mas não diz nada sobre ele e no dia seguinte vai até uma loja e encontra o Zayn e ele diz que quer partir com ela para a jornada. Certo, mas que jornada? O que é Skarfill? As coisas estão acontecendo, mas o fato de você não explicar os detalhes acaba deixando o leitor no escuro.
Você me disse que eu poderia dizer tudo “na lata” e a minha opinião é que você tem um ótimo tema nas mãos, mas você não está sabendo como articulá-lo. Me desculpe se isso soa cruel, mas eu sou muito rígida nas críticas porque quero que as autoras cresçam e para isso é necessário que eu sempre diga a verdade.
Já disse e repito: o tema é muito original, misterioso, intrigante e ótimo, mas você precisa abordá-lo melhor. Pois mesmo que um tema seja clichê, o jeito de abordagem encontrado pela autora faz muita diferença.Tenho certeza que já disse isso em críticas anteriores.
Nota adquirida: 2,1
Crítica final, valor: 1,0 ponto
Eu até gostei da sua fanfic e você tem uma ótima escrita, mesmo que com erros. Sugiro que você estude um pouco sobre o uso dos acentos graves (crase) e pare imediatamente de usar “á”, pois isso não existe. Cuidado com a pontuação, tanto vírgulas faltantes e pontos finais em excesso. Fique atenta ao jeito que você aborda ao seu tema, explique mais sobre a Skarfill, sobre este tal livro e sobre a Angie ser a destinada. Passe também a usar o travessão ao invés do hífen e sempre inicie a continuação de um diálogo com a letra maiúscula após um ponto final.
Nota adquirida: 0.7
Nota final: 7,4
Me desculpe por qualquer coisa, mas você pediu para que eu fosse rígida quanto a ortografia e foi o que eu fiz. Espero que tenha entendido que a crítica é apenas para ajudar. Obrigada por me colocar em uma de suas preferências e não se esqueça de comentar <3

.gif)


Ain.
ResponderExcluirO que eu mais precisava, senão faria muita besteira de agora em adiante. E eu prometo que irei ver esses erros, vou até salvar essa crítica pq uma pessoa lembrada como eu sabe. Se pensa que eu fiquei bolada, não. Não. Vou até mesmo levar esses erros vistos por vc para as minhas futuras fics, e eu realmente tive certeza: mana tuas críticas abalam, tedoide kkkk. Mas enfim, MUITO obrigada por ter sambado na minha cara pela ortografia, juro que vou rever esses erros e fico me achando pelos elogios. EEEEEEEEH, brinks. Esse comentário tá enorme mas mano, parabéns, tu é uma crítica melhor que eu (ainda bem que aposentei). para de blá blá blá e uma coisa: OBG e eu vou fazer tudo que vc disse blz?
fkjfglf obrigada, Mandy <3 fico feliz em ter ajudado, ok?
Excluir