Classificação: 16 anos
Gêneros: Drama (Tragédia), Ficção e Fantasia, Mistério, Romance e Novela
Avisos: Álcool
Categorias: Justin Bieber
Personagens: Justin Bieber
Tags: Dreams, Kaya Scodelario, Reality, Sonhos
Capítulos: 7 (8.324 palavras) | Terminada: Não
Iniciado em 12/10/2013 01:10 | Atualizado há 2 dias às 21:18
Aparência (capa e sinopse), valor: 2,0 pontos
Capa: preciso dizer que são poucas as capas em preto e branco que eu gosto, mas até que gostei da sua. Não é apenas um preto e branco sem graça, é algo dark, com efeitos aparentes e que se sobressaem. O título da fanfic está posto de um jeito diferente, esse efeito “névoa” deixou um ar de mistério e eu gostei muito disso. Apenas acho que o Style e fonte escolhidos para o nome da fanfic poderiam ser melhores e mais condizentes. Mesmo achando que de certa forma “combinaram com estilo do design”, por outro lado acabaram deixando tudo apagado demais, me entende? Mesmo assim, no geral, eu gostei bastante da capa.
Nota adquirida: 0,8
Sinopse: Sua sinopse está ótima, de verdade. Não há nenhum tipo de erro, seja ele ortográfico ou de digitação e isso é muito importante. Existem aqueles tipos de sinopse mais filosóficos e aqueles mais explicativos. A sua se enquadra na segunda opção, diz ao leitor o que ele precisa saber sobre o enredo de um jeito simples e eficaz. É sem dúvidas uma ótima sinopse, bem escrita e bem elaborada, eu gostei bastante e acho que não há nada nela que precisa ser mudado.
Nota adquirida: 1,0
Ortografia, valor: 4,0 pontos
Sua escrita é boa, porém há alguns aspectos em que pode ser melhorada. Ela não é uma escrita profunda e detalhada, é apenas descritiva e isso já não é assim tão bom. Você não se aprofunda nos sentimentos dos personagens e isos é um ponto a ser aprefeiçoado. Por mais que a descrição dos fatos seja importante (e de fato é), ela sozinha não compõe uma escrita marcante e completa.
Eu notei que sua ortografia evoluiu no decorrer dos capítulos e fiquei contente, mas ainda assim é possível encontrar alguns erros e, como já mencionei antes, falta de detalhes e profundidade.
Dream Or Reality é uma fanfic com uma ótima aparência, contém capa sinopse atrativas, porém há uma coisa que desanima logo de cara o leitor mais exigente: o uso do hífen (-) no lugar do travessão (—). É um erro comum (comum até demais), mas incomoda e sugiro que corrija isso.
Sua fanfic não tem tantos erros assim, há apenas alguns problemas de concordância que fazem a frase ficar sem sentido e alguns (muitos) equívocos com a crase. Vou dar alguns exemplos do prólogo.
“- Mas o que eu posso fazer que todas às vezes ele está atrás de colunas e paredes quando vocês aparecem?”
Primeiramente, há três erros nessa sentença. O primeiro ocorre por conta do uso do hífen ao invés do travessão na fala. O segundo, quando você usa a conjunção “que” logo depois do verbo “fazer”, isso deixa a frase confusa e sem nexo. Repita a frase seguidas vezes e note como soa errado. A conjunção “que” não se encaixa nesse contexto, o correto seria o emprego da conjunção “se”.
No terceiro erro, você acrescenta desnecessariamente a crase. Há muita confusão sobre quando usar o a craseado (à) na expressão “às vezes” e vou explicar para que não haja mais dúvidas.
Utilizamos a expressão "às vezes" com crase quando queremos dizer "de vez em quando".
Exemplo: Costumo ir, às vezes, em encontros culturais.
Em outras situações, utilizamos tal expressão sem crase:
Exemplo: Todas as vezes que você me pede um favor, eu lhe atendo prontamente.
Entendida a diferença? Então, reescrita, sua sentença ficaria assim:
— Mas o que eu posso fazer se todas as vezes ele está atrás de colunas e paredes quando vocês aparecem?
Outro caso semelhante, onde você impõe uma palavra que não combina com o contexto da frase, é este aqui também no prólogo:
“- Eu não estou internada aqui por causa de ter visto pessoas que não são reais.”
Esse “causa de” realmente não deu certo colocado ali. Não está errado, mas em meu ponto de vista acho que não combinou. Para mim, mais uma vez soa errado. Veja como eu reescreveria:
— Eu não estou internada aqui por ter visto pessoas que não são reais.
Simplesmente retirei o que estava sobrando, no caso “causa” e “de”.
Notei mais algumas coisas no decorrer da fanfic e, por isso, voltarei a falar da crase. É perceptível que você não sabe bem quando usá-la e quando não, mas isso é estritamente normal. O emprego da crase é algo enjoado e complicado, e eu também me confundia bastante até pouco tempo atrás. Darei alguns exemplos em que você coloca desnecessariamente a crase e casos onde ela está faltando:
“Ele existe, eu não faço à mínima ideia de onde ele veio, mas ele existe!”
(não se usa crase)
“As sete horas da noite todos já tinham ido dormir”
(está faltando a crase)
No primeiro caso não se usa a crase porque a palavra seguinte não exige preposição. A crase só ocorre quando há junção do “a” como artigo + “a” como preposição. Sei que é algo confuso, principalmente para quem não se lembra do que é o que na gramática, mas darei algumas dicas sobre o uso da crase daqui a pouco.
No segundo caso já acontece o contrário. Sempre se usa crase antes de numeral que indique horas (a palavra horas está implícita).
Exemplo: Irei às sete horas amanhã.
Dica para saber se há ou não crase: um dos truques que você poderá utilizar para saber se deve ou não usar a crase, é trocar a palavra feminina por uma masculina. Se na troca aparecer “ao” ou “aos”, então a crase deverá ser aplicada. Veja o exemplo: Vou à loja. Trocando a palavra feminina por uma masculina, temos: Vou ao shopping. Logo, deve-se usar a crase.
Há outra coisa que quero comentar, é apenas uma dica: tome cuidado com repetições de palavras. Quando for utilizar uma palavra qualquer que já tenha sido usada recentemente, a substitua por um sinônimo, pois termos repetidos vezes demais em um curto espaço de tempo acabam “sujando” o texto e o tornando enjoativo de ler.
No geral você tem uma boa escrita, ela só não é aprofundada ou rica em detalhes (o que é uma pena), porém não possui erros excessivos ou graves. Acho apenas que sua escrita é direta demais e carece de emoções. Sabe quando você lê algo que mexe com você? Há fanfics que fazem pessoas chorarem, rirem, se indignarem junto com o personagem. Para isso é necessário acrescentar emoção, detalhes e aprofundar seu método de escrever. É importante também mencionar a evolução que sua escrita teve a partir do quinto capítulo e isso realmente contou e muito para mim, sem contar que você parou de usar o hífen, porém o substituiu por meia risca (–) e isso ainda não está correto. Fora isso, você comete poucos erros e isso é realmente muito bom e já disse isso outras vezes, mas vou repetir: você tem uma boa escrita.
Nota adquirida: 3,0
Enredo, valor: 3,0 pontos
O enredo da fanfic é bem original. É uma ótima ideia, bastante intrigante e misteriosa e eu realmente gostei. Tenho certeza que há ainda muitas coisas serem reveladas sobre como Anne sonha com o Justin e as coisas se confundem com a realidade e sobre o “cara dos olhos negros”. É um enredo fantástico, eu particularmente amo mistério e acho que o tema está sendo bem abordado. É importante também mencionar a evolução que sua escrita teve (mas ainda acho que talvez ela precise evoluiu um pouco mais) e isso realmente contou e muito para mim também no enredo, pois ele passou a ser melhor abordado e isso sem dúvidas valorizou a fanfic.
Eu não tenho do que reclamar sobre o tema, é ótimo, misterioso e deixa um gostinho de “quero mais” porque até agora eu estou louca para saber o porquê desses sonhos reais, o que esse “cara dos olhos negros” é e o que ele quer com a Anne. Então parabéns pelo enredo, ele é ótimo.
Nota adquirida: 3,0
Nota final, valor: 1,0 ponto
Eu gostei da fanfic, é uma ótima ideia e bem trabalhada. A única coisa que precisa de mais evolução é sua escrita que, mesmo sendo boa, ainda insisto que poderia ser melhor; mais detalhada e profunda. Tome cuidado com a crase e com a construção de algumas frases para não deixá-las sem sentido e fora isso não tenho mais o que dizer. Acho que se seguir tudo que foi dito, sua fanfic tem tudo para dar certo.
Nota adquirida: 0,8
Nota final: 8,6
.gif)


Hey babe! Eu adorei sua critica, eu já tinha feito outros pedidos de criticas em outros blogs e nenhum me deu boas dicas :/ eu adorei suas dicas, vou procurar melhorar isso e usar o travessão, eu preciso mesmo descrever mais os sentimentos, eu percebo isso, mas é uma coisa que nem eu mesma sei fazer :/ ai fica bem dificil. Vou ficar ligada no uso da crase - coisa que eu pouco percebo - e arrumar os erros nos primeiros capitulos. Eu fico muito feliz que tenha gostado da minha sinopse >< eu que fiz e eu adoro ela. Sobre a capa, essa "nevoa" é do style, anjo, por isso é bem simples. O style é preto com uma nevoa branca ao redor, por isso eu usei ele, a capa ficou meio simples, mas eu gosto bastante dela :3 Obrigada mesmo por todas as dicas e pela critica, vou arrrumar meus erros e tentar melhorar em expressar os sentimentos. Obrigada de novo, xoxo
ResponderExcluir